Descrição de chapéu Futebol Internacional

Del Valle supera Colón e a chuva para conquistar a Copa Sul-Americana

Equipe equatoriana venceu por 3 a 1 e pode ir para o Mundial de Clubes de 2021

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Independiente del Valle (EQU) conquistou o título da Copa Sul-Americana neste sábado (9), ao derrotar o Colón (ARG) por 3 a 1 em Assunção, no estádio Olla Azulgrana. A partida ficou interrompida por cerca de 30 minutos por causa da tempestade que começou pouco antes do início da partida.

Foi a primeira final do torneio disputada em partida única e não em confrontos de ida e volta. A Libertadores também será decidida neste formato no próximo dia 23, em Lima, por Flamengo e River Plate (ARG).

Jogadores do Independiente del Valle comemoram com a taça de campeão da Copa Sul-Americana
Jogadores do Independiente del Valle comemoram com a taça de campeão da Copa Sul-Americana - Norberto Duarte/AFP

A vitória pode valer para a equipe equatoriana uma vaga no primeiro Mundial de Clubes no novo formato idealizado pela Fifa, em 2021, na China. Os critérios para as vagas da Conmebol não estão definidos, mas a Confederação deseja mandar para a competição os campeões da Libertadores e Sul-Americana de 2019 e 2020.

​Os gols do Del Valle foram marcados por Leon, Olivera (contra) e Dajome. O mesmo Olivera descontou para o Colón. Pulga Rodríguez, o craque da equipe argentina, perdeu um pênalti quando o placar estava em 2 a 0. A marcação foi muito contestada pelos equatorianos mas confirmada pelo árbitro brasileiro Raphael Claus após consulta ao VAR.

O resultado frustrou 37 mil argentinos que atravessaram a fronteira com o Paraguai para assistir à primeira final continental do Colón. Mas a equipe criou poucas chances e teve suas melhores peças anuladas pelo sistema de marcação do Del Valle, mais eficiente, especialmente nas bolas paradas.

É o primeiro título internacional do clube do Equador, que já havia chegado à final da Libertadores, em 2016. A conquista foi obtida com o técnico espanhol  Miguel Ángel Ramirez, o primeiro treinador europeu campeão da Copa Sul-Americana.

 
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.