Mascotes robôs das Olimpíadas fazem demonstração em Tóquio

Miraitowa e Someity são capazes de expressar sentimentos com os olhos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

AFP

As versões robóticas das mascotes dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio, em 2020, fizeram sua primeira demonstração ontem a centenas de estudantes em uma escola primária na capital japonesa.
Cerca de 600 crianças puderam interagir com elas e testemunhar suas habilidades.

Os dois personagens, Miraitowa e Someity, são capazes de expressar sentimentos com os olhos, fazendo aparecer corações ou estrelas.

Versões robóticas das mascotes de Tóquio-2020 são apresentadas para estudantes japoneses - Behrouz Mehri/AFP

“Os robôs desempenharão um papel ativo durante os Jogos”, disse Jun Ninomiya, diretor da escola onde a apresentação foi realizada, às crianças.

Eles imitaram posições de esportes olímpicos, e estudantes brincaram de adivinhá-las.

Os robôs, que são feitos em parceria com a fabricante de automóveis Toyota, não conseguem falar, mas têm câmeras em suas cabeças que permitem que eles reconheçam as expressões no rosto das pessoas e reajam de acordo com elas. Durante os eventos, eles devem interagir com o público nas arenas.

Miraitowa, branco e azul, é mascote da Olimpíada. Já Someity, de cores branca e rosa, é da Paraolimpíada. Os dois robôs têm olhos grandes e orelhas pontudas, com várias articulações e braços que podem ser controlados remotamente.

Os Jogos, que começam em julho, devem servir como vitrine mundial para gigantes de tecnologia mostrarem protótipos de robôs, veículos autônomos e tecnologias de comunicação ultrarrápidas. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.