Descrição de chapéu Copa Libertadores

Pegadores de pênaltis, Diego Alves e Armani superam decepções

Na Libertadores, goleiro do Flamengo busca 1º título que supere o nível estadual

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Lima

Diego Alves espera há 14 anos por um título nacional ou internacional na carreira. Pode conseguir dois neste final de semana.

O mais importante será no sábado (23), às 17h (de Brasília), quando o Flamengo enfrenta o River Plate em Lima, pela final da Libertadores. No dia seguinte, ele pode ser campeão brasileiro sem entrar em campo. A equipe carioca ficará com o título se o Palmeiras não derrotar o Grêmio no Allianz Parque.

Profissionalizado em 2005, o goleiro tem dois títulos de expressão: o Mineiro de 2007 e o Carioca deste ano.

O goleiro Diego Alves viveu momentos difíceis no Flamengo - Sergio Moraes/Reuters

A situação atual representa mudança significativa para quem há um ano perdeu a posição de titular na Gávea e viu sua permanência no time questionada. Na teoria, ele teria justificado o valor de 1 milhão de euros (cerca de R$ 4,3 milhões) que o Flamengo havia pago ao Valencia (ESP) em 2017 e os R$ 500 mil de salários.

“Tudo o que aconteceu está apagado por este momento que estou vivendo. É um instante muito especial na minha vida e na do Flamengo”, disse o goleiro após o treino desta quinta (21), no CT da Federação Peruana de Futebol.

Ele confessa ter se irritado na reta final do Campeonato Brasileiro de 2018, quando o técnico Dorival Júnior decidiu deixá-lo no banco.

Decepção parecida teve Franco Armani, então goleiro do Atlético Nacional. Em 2013, ele pediu para sair do clube colombiano e disse ter chegado a pensar em parar de jogar. O jogador havia voltado de grave lesão no joelho, atuava apenas de vez em quando e estava infeliz com o futebol.

“Eu disse que ele deveria ter paciência porque teria a chance. Todo goleiro precisa de uma sequência e, quando chegou sua vez, Franco se consolidou”, se recorda o técnico Juan Carlos Osorio.

Foi a arrancada na carreira que fez Armani ser titular da Argentina na Copa de 2018 e neste sábado pode torná-lo o primeiro goleiro três vezes campeão da Libertadores como titular desde o argentino Miguel Angel Santoro, vencedor pelo Independiente em 1964, 1965, 1972 e 1973.

Armani levantou o troféu do torneio sul-americano em 2016 pelo Atlético Nacional e no ano passado pelo River Plate.

O argentino Armani é conhecido por ser um bom pegador de pênaltis - Mariana Bazo/Xinhua

Diego Alves não recebe da torcida do Flamengo a mesma idolatria que Armani no clube de Buenos Aires. Quando Jorge Sampaoli insistia em não chamá-lo para a seleção, os torcedores criaram uma música para avisar ao treinador, em 2018, que se quisesse “dar a volta” (ser campeão mundial) era só convocar o goleiro.

Armani foi titular contra Nigéria e França na Copa da Rússia, e a Argentina caiu nas oitavas de final.

O Mundial era um torneio em que Diego Alves tinha esperança de estar com o Brasil, mas não foi chamado. Ele tem dez partidas pela seleção principal. Com o time olímpico, foi medalha de bronze nos Jogos de Pequim, em 2008.

Os dois goleiros possuem mais em comum do que a posição em que atuam. Armani faz parte do elenco do River que, além da Libertadores, venceu a Supercopa Argentina e a Recopa Sul-Americana. Se sua equipe ganhar a Libertadores sábado, chegará a cinco títulos do torneio, três nos últimos cinco anos. Estará a um do arquirrival Boca Juniors.

Diego Alves pode consolidar seu nome na história do Flamengo com a conquista de uma tríplice coroa inédita para a agremiação. Depois de ser campeão estadual neste ano, a equipe está muito perto de vencer o Campeonato Brasileiro e busca o mais importante troféu continental.

Os dois também têm fama também de pegadores de pênaltis, e o empate fará com que a Libertadores seja decidida dessa forma. Alves define a situação como uma guerra psicológica com o batedor, em que tudo que cerca o ambiente da partida pode influir.

“Se você olha nos olhos do cobrador, sabe quem está nervoso ou não. E o nervosismo pode decidir tudo, se o goleiro souber aproveitar”, declara Armani.

Na carreira, o argentino tem 10 pênaltis defendidos em 37 cobrados contra ele. Aproveitamento de 27%. Estatística que é inferior à de Diego Alves.

O brasileiro pegou 31 pênaltis em 82 finalizações (37%). Mas, se adicionadas as sete cobranças que não alcançou mas foram na trave ou para fora, seu índice de aproveitamento sobe para 46%.

 
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.