Descrição de chapéu Futebol Internacional

Barcelona e Real empatam em clássico marcado por protestos

Jogo chegou a ficar paralisado por dois minutos depois que bolas foram atiradas no campo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Barcelona e Real Madrid empataram sem gols nesta quarta-feira (18), no Camp Nou, em jogo atrasado do Campeonato Espanhol.

Válido pela décima rodada da liga, o clássico deveria ter sido realizado no dia 26 de outubro, mas foi adiado em razão de manifestações populares que tomaram a Catalunha na ocasião, após a Suprema Corte condenar nove líderes separatistas a até 13 anos de prisão.

Clássico espanhol terminou sem gols na Catalunha
Clássico espanhol terminou sem gols na Catalunha - Albert Gea/Reuters

Havia a preocupação de que novos protestos pudessem eclodir nas proximidades do Camp Nou. Não só aconteceram fora do estádio, com confronto entre manifestantes e policiais, mas também durante a partida.

Aos 10 minutos do segundo tempo, no momento em que o chileno Arturo Vidal entrou como substituto de Nélson Semedo, o jogo precisou ficar paralisado por cerca de dois minutos depois que torcedores do Barcelona arremessaram bolas de futebol no campo.

Além das bolas, a torcida do Barça também exibiu duas faixas políticas nas arquibancadas do Camp Nou: uma delas dizia #SpainSitAndTalk (Espanha, sente-se e fale), lema do grupo manifestante Tsunami Democràtic, e a outra tinha a inscrição "Freedom" (Liberdade, em inglês).

Latas de lixo em chamas do lado de fora do Camp Nou, onde manifestantes entraram em confronto com a polícia
Latas de lixo em chamas do lado de fora do Camp Nou, onde manifestantes entraram em confronto com a polícia - Pau Barrena/AFP

O duelo desta quarta marcou o primeiro empate sem gols no clássico espanhol desde 2002.

As equipes dividem a liderança do campeonato, com 36 pontos. Os catalães, porém, levam vantagem sobre os madridistas no saldo de gols, primeiro critério de desempate: 23 gols de saldo para o Barça contra 21 do Real. O terceiro colocado é o Sevilla, com 31 pontos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.