Descrição de chapéu Campeonato Brasileiro

Com rebaixamento do Cruzeiro, só três clubes nunca caíram para Série B

Flamengo é o único time que disputou todas as edições do Brasileiro na elite

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Pela primeira vez em sua história, o Cruzeiro foi rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro. Com a derrota para o Palmeiras por 2 a 0, o clube mineiro permaneceu na 17ª posição da tabela.​

Agora, restam apenas três times na lista dos que nunca foram rebaixado s da série principal do Brasileiro: Santos, São Paulo e Flamengo —último campeão da disputa.

Desses, só o clube carioca competiu em todas as edições do torneio, que começou em 1971. Santos e São Paulo boicotaram a edição de 1979. 

 

Antes do Campeonato Brasileiro, havia outras competições de caráter nacional, como a Taça Brasil.

Com 36 pontos somados, o Cruzeiro só venceu sete das 38 partidas que disputou, e passou 19 rodadas na zona de rebaixamento. A melhor colocação que a equipe mineira alcançou ao longo do campeonato foi a sétima posição, ainda na terceira rodada.

A equipe quase foi rebaixada em 2011, quando somou 43 pontos. Na última rodada, porém, uma vitória de 6 a 1 sobre o Atlético-MG adiou a ida para a Série B. 

Neste ano, também foram rebaixados para a série B o CSA, a Chapecoense e o Avaí. Já o Bragantino, o Sport, o Coritiba e o Atlético-GO foram promovidos e vão disputar a Série A em 2020. 

Não é incomum que times que já venceram o Brasileiro caiam para a segunda divisão. O período que passam na Série B costuma ser curto. Neste século, a maioria dos campeões que foram rebaixados voltaram à elite do Brasileiro no ano seguinte, casos de Corinthians, Inter, Palmeiras, Atlético-MG e Grêmio.  

Grandes que já caíram 

Internacional
2016

Vasco
2015
2013
2008

Palmeiras
2014
2002

Botafogo
2014
2002

Corinthians
2007

Atlético-MG
2005

Grêmio
2004
1991

Fluminense
1997

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.