Flamengo sobe dez posições no Ranking Folha do futebol mundial

Temporada com título da Libertadores e vice no Mundial faz time do Rio superar rivais do país em 2019

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Flamengo deu um salto no Ranking Folha do futebol mundial em 2019. Com a conquista da Copa Libertadores e sua campanha no Mundial de Clubes, que lhe valeu o vice-campeonato, o time rubro-negro deixou equipes de seis países para trás.

O troféu da principal competição sul-americana valeu 70 pontos. Foram mais 50 pela trajetória no torneio da Fifa no Qatar. Assim, o clube da Gávea passou a somar 310 e assumiu a 22ª colocação.

Foram ultrapassados Cruzeiro, Internacional, Nacional-COL, Chelsea, Corinthians, Al Ahly, Palmeiras, Borussia Dortmund e Mazembe. E o Atlético de Madrid teve sua pontuação igualada.

O posto de melhor brasileiro no ranking do futebol mundial ainda é do São Paulo. Décimo colocado, com 620 pontos, o time do Morumbi é seguido, entre os rivais de seu país, por Santos (450) e Grêmio (420). O Flamengo agora aparece em quarto entre as equipes nacionais.

Campeão do Mundo pela primeira vez em 2019, o Liverpool também deu um salto notável. O clube conquistou ainda a Champions League e a Supercopa da Europa e chegou aos 790 pontos. Assim, o clube inglês subiu da nona para a sexta posição.

A lista dos cinco primeiros continua inalterada. Soberano, o Real Madrid (1.630) tem como adversários mais próximos o Milan (1.010), o Boca Juniors (960), o Barcelona (945) e o Bayern de Munique (800).

Cinco times estreiam no Ranking Folha mundial neste ano: Colón (Argentina), Al-Ahed (Líbano), Renaissance S. Berkane (Marrocos), Hienghène (Nova Caledônia) e April 25 (Coreia do Norte).

O ranking mundial é publicado na Folha desde 2002. Nele, são consideradas apenas competições internacionais. Equipes campeãs e que ficaram em segundo lugar somam pontos. Para ser contabilizado no levantamento, um torneio precisa ter grande representatividade, cunho oficial e sequência.

Perguntas e respostas sobre o Ranking Folha

Desde quando o Ranking Folha de futebol é feito?
primeira edição do ranking nacional é de 1996. Desde então, a lista passou por modificações, correções e revisões. A última grande revisão aconteceu em 2010. O ranking mundial começou a ser publicado em 2002 e segue as mesmas diretrizes da lista nacional.

Quem entra no Ranking Folha?
No ranking nacional só aparecem times que somaram pontos (foram campeão ou vice) em competições nacionais ou internacionais. No ranking mundial, apenas aqueles que pontuaram em torneios internacionais.

Quais são os torneios considerados?
Para entrar no ranking, um torneio precisa ter grande representatividade, cunho oficial e sequência. Assim, campeonatos disputados só uma vez e sem perspectiva de novas edições, como os supercampeonatos realizados em alguns estados em 2002, são desconsiderados. Também não rendem pontos para o ranking torneios como Copa Rio, Copa Suruga, Supercopa do Brasil e Florida Cup, entre outros.

Por que torneios disputados por apenas dois clubes, como a Recopa Sul-Americana, não dão pontos ao vice?
Toda equipe que participa de um torneio como esse já foi bonificada, já que reúne vencedores de competições prévias. Não seria lógico ter um time pontuando onde só fracassou. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.