Descrição de chapéu Futebol Internacional

Saiba onde ver e o que está em disputa no Barcelona x Real Madrid

Adiado após onda de protestos na Catalunha, jogo do Espanhol será nesta quarta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Barcelona e Real Madrid se enfrentam nesta quarta-feira (18), às 16h (de Brasília), no Camp Nou. O jogo, válido pela décima rodada do Campeonato Espanhol, seria realizado no dia 26 de outubro, mas acabou adiado por conta de manifestações populares que tomaram a Catalunha na ocasião.

Saiba o que está em disputa no duelo, que será transmitido pela ESPN Brasil na televisão brasileira.

 

Por que o jogo foi adiado? A ruas de Barcelona viviam clima tenso no fim de outubro, perto da data inicialmente marcada para o clássico. Partidários da independência da Catalunha manifestavam seu repúdio à prisão de nove líderes do movimento separatista, condenados individualmente a 13 anos de prisão. Inclusive havia uma grande manifestação convocada para o dia do jogo. Por questões de segurança, o confronto foi transferido para 18 de dezembro.

Há novos protestos previstos? Sim. Apesar de o clima em geral estar mais calmo atualmente, um dos principais grupos partidários da independência catalã, o Tsunami Democrático, convocou atos para pontos próximos ao Camp Nou antes do duelo.

Há influência da política no clássico? Existe um histórico a esse respeito. Em 2012, com seguidas manifestações pró-independência na Catalunha em virtude da crise econômica na Europa, tornou-se célebre a manifestação de torcedores do Barça quando, aos 17 minutos e 14 segundos de cada etapa, gritaram "Independência!" –o tempo faz referência ao ano de 1714, em que os catalães perderam o comando independente de sua região. Nos últimos confrontos, porém, o clima político foi mais ameno dentro de campo e nas arquibancadas.

Suárez e Messi durante treino do Barcelona antes do clássico desta quarta
Suárez e Messi durante treino do Barcelona antes do clássico desta quarta - Lluis Gene/AFP

E no campeonato, o que está em disputa? Nada menos do que a liderança. Atualmente, a ponta do Espanhol é do Barcelona, que leva vantagem no saldo de gols, já que o Real Madrid tem os mesmos 35 pontos. Mesmo com uma partida a menos do que os demais adversários e um começo de campeonato instável (cada time tropeçou 5 vezes em 16 jogos), os dois gigantes somam 4 pontos a mais do que o Sevilla, terceiro colocado.

Quais os destaques de cada equipe? A liderança da artilharia do Espanhol também está dividida entre os dois times. O francês Karim Benzema, do Real Madrid, e o argentino Lionel Messi, do Barcelona, marcaram 12 gols cada um até agora. O uruguaio Luis Suárez, do time catalão, balançou as redes nove vezes no torneio.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.