Grêmio e Inter fazem quinta final da Copa São Paulo sem paulistas

Colorados buscam o quinto troféu, enquanto time gremista tenta título inédito

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Antes de chegar à decisão da 51ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, Grêmio e Internacional eliminaram, juntos, oito equipes do estado que abriga o campeonato. Desde a fase de grupos, o time colorado deixou para trás cinco paulistas, enquanto a equipe tricolor superou três.

Com isso, os rivais do Rio de Grande do Sul fazem neste sábado, às 10h, no estádio do Pacaembu, a quinta final da história da Copinha que não contará com nenhum clube de São Paulo –Corinthians e Oeste chegaram até a semifinal.

O duelo terá transmissão para todo Brasil por TV Globo, Rede Vida, TV Cultura e SporTV.

A última vez que o estado sede não teve um representante na final ocorreu em 2011. Na ocasião, o Flamengo derrotou o Bahia. Antes disso, as edições de 1971, 1980 e 1996 também não contaram com paulistas no último jogo da competição.

Terceiro maior vencedor do torneio, ao lado de Flamengo e São Paulo, com quatro títulos, o time colorado estava na final de 1980, quando derrotou o Atlético-MG e conquistou o seu terceiro título. Também foi campeão em 1974, 1978 e levantou o caneco pela última vez em 1998.

Em sua segunda final de Copinha, o Grêmio busca o título inédito. Foi finalista em 1991, mas acabou derrotado pela Portuguesa, com uma goleada por 4 a 0.

Enquanto historicamente os rivais têm desempenhos distintos no torneio, na atual edição eles fizeram campanhas semelhantes.

Jogadores do Internacional comemoram gol contra o Corinthians, em Barueri, pela semifinal da Copa São Paulo
Jogadores do Internacional comemoram gol contra o Corinthians, em Barueri, pela semifinal da Copa São Paulo - 21.jan.20/Internacional

Ambos registram seis vitórias e dois empates. O Grêmio leva vantagem no saldo de gols, já que marcou 18 vezes contra 15 do rival —ambos sofreram três.

Cinco gols da equipe gremista saíram dos pés do atacante Elias, 18, jogador que vem se destacando na competição por sua força, velocidade e finalização. Foi dele o gol na vitória sobre o Oeste na semifinal.

O principal goleador colorado na competição é o meia Cesinha 19, autor de três gols até aqui. Ele tem dividido o protagonismo do time com o atacante Guilherme Pato, 18, que costuma atuar pelas, pontas, além de voltar para ajudar na marcação, e com o meia Praxedes, 17, principal articulador do meio de campo.

Lance da partida entre Grêmio e Oeste pela semifinal da Copa São Paulo
Lance da partida entre Grêmio e Oeste pela semifinal da Copa São Paulo - Guilherme Rodrigues - 22.jan.20/GR Press/Gremio FC
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.