Tentava imitar Pelé, escreveu Kobe Bryant na Folha em 2013

Astro do basquete contou como jogador de futebol e Oscar Schmidt o influenciaram

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em 2013, pouco mais de um ano antes da Copa do Mundo de futebol no Brasil, Kobe Bryant escreveu um artigo para a Folha.

Então com 34 anos e astro dos Los Angeles Lakers, o atleta americano contou que gostava de jogar futebol em sua infância na Itália e emular os lances de Pelé. No basquete, ele tinha outra referência brasileira: Oscar Schmidt.

Kobe morreu neste domingo (26), aos 41 anos, em uma queda de helicóptero que também vitimou sua filha Gianna, 13.

Leia abaixo o texto publicado em junho de 2013.

Como Pelé e Oscar impactaram minha vida e minha carreira

CRASH!!!

Foi o som que meus pais ouviram quando uma bola entrou voando pela janela de nossa casa em Cireglio, na Itália. Eles vieram para o quintal, correndo e gritando: "KOBE!". Eu sabia que estava frito.

"Você enlouqueceu! O que está fazendo?" Não tinha desculpas para apresentar. Não tinha para onde correr, onde me esconder. Olhei fundo nos olhos irados de minha mãe e falei: "Mãe, quero ser Pelé!".

Kobe Bryant durante evento de basquete na China, em 2007
Kobe Bryant durante evento de basquete na China, em 2007 - Aly Song - 8.set.2007/Reuters

(Nota da Redação: Caçula dos três filhos de Joe e Pam Bryant, Kobe, nascido nos Estados Unidos, morou na Itália entre 1984 e 1991. Seu pai atuava na liga de basquete profissional italiana. Foi lá que a família conheceu Oscar Schmidt. Kobe brincava com as irmãs, Sharia e Saya, e jogava basquete com o pai. Mas sua diversão favorita era o futebol.)

A imaginação, a criatividade e a alegria com que Pelé jogava futebol me encantavam. Como posso fazer para me converter NISSO? Eu treinava o tempo todo, tentando emular as jogadas e os passos do grande Pelé.

Quando cresci, não me tornei um grande jogador de futebol, como meu herói, mas as lições que aprendi ao tentar ser como ele estão presentes em meu jogo na quadra de basquete. A imaginação, a criatividade, a alegria e os passos são uma homenagem direta à beleza do futebol brasileiro.

Parabéns por essa história tão rica e por sediarem a próxima Copa do Mundo.

O planeta virá ao Brasil para testemunhar em primeira mão o amor e a paixão de seu país, como eu faço agora em minha visita.

Brasil, você não tem ideia de quanto impactou minha vida e carreira, desde Pelé até Oscar Schmidt, desde uma janela quebrada até uma partida de 81 pontos.

Obrigado!

E agora, será que alguém poderia me ensinar a dançar samba? :-)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.