Descrição de chapéu Campeonato Paulista 2020

São Paulo e Corinthians duelam no Morumbi por mais tranquilidade

Time tricolor busca zona de classificação do Paulista e rival quer se reerguer

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

São Paulo e Corinthians vão duelar neste sábado (15), às 19h, no Morumbi, pelo Campeonato Paulista, com uma carga de pressão extra para saírem de campo com os três pontos –o duelo terá transmissão exclusiva pelo pay-per-view.

Enquanto o time do Morumbi está, neste momento, fora da zona de classificação à próxima fase do estadual, a equipe alvinegra fará seu primeiro jogo após a desclassificação precoce na Libertadores –os comandados de Tiago Nunes deram adeus ao torneio ainda na fase preliminar, diante do Guaraní (PAR).

Em caso de derrota em casa, o São Paulo poderá ver Inter de Limeira e Mirassol, respectivamente, líder e vice-líder do Grupo C, ampliarem a vantagem na chave. Atualmente, a equipe dirigida por Fernando Diniz soma oito pontos, um a menos do que os dois primeiros, empatados com nove.

Até a última rodada, os são-paulinos estavam invictos na competição, mas acabaram derrotados pelo Santo André por 2 a 1, resultado que derrubou o clube da vice-liderança.

A situação do Corinthians é mais confortável, mas o momento inspira maior preocupação. O time está na segunda posição do Grupo D, com sete pontos, um a menos do que o líder Guarani e dois a mais do que o Red Bull Bragantino, o terceiro.

Por isso, se for derrotado no Morumbi, poderá ser ultrapassado pela equipe de Bragança. Além de vir de uma derrota no Paulista, diante da Inter de Limeira, em casa, o time alvinegro amargou a eliminação na pré-Libertadores, resultado que terá impacto, inclusive, nas finanças do Parque São Jorge.

O clube esperava chegar ao menos às oitavas de final da competição continental, o que lhe renderia cerca de R$ 27 milhões entre premiações e bilheteria. Este valor fazia parte, inclusive, da previsão orçamentária da diretoria, que será obrigada a buscar novas fontes de receita para não fechar o ano com déficit.

Além disso, apesar da vitória por 2 a 1 sobre o Guaraní (PAR) –resultado insuficiente para seguir no torneio devido ao gol sofrido em casa–, o trabalho do técnico Tiago Nunes sofreu um duro baque logo no início da trajetória no Parque São Jorge.

Contratado em dezembro, ele acumula sete jogos, com três vitórias, três derrotas e um empate nesta temporada. Com estes resultados, o aproveitamento dele é de 47%. 

Fernando Diniz, por sua vez, conquistou 53% dos pontos que disputou este ano, com duas vitórias, dois empates e uma derrota em cinco jogos pelo Campeonato Paulista.

Luan (à dir.) tenta dominar a bola à frente de Reinaldo, pressionado pela chegada do corintiano Ramiro, em jogo pelo Campeonato Paulista 2019
Luan (à dir.) tenta dominar a bola à frente de Reinaldo, pressionado pela chegada do corintiano Ramiro, em jogo pelo Campeonato Paulista 2019 - Rubens Cavallari - 14.abr.19/Folhapress

Enquanto o rival caiu na pré-Libertadores, o time de Diniz vai estrear na competição direto na fase de grupos, no dia 5 de março, contra o Binacional. LDU (EQU) e River Plate (ARG) também estão na chave.

Até o duelo contra o time peruano, o São Paulo terá mais três compromissos no Paulista. Depois do clássico com o Corinthians, encara Oeste e Ponte Preta.

Para a partida deste sábado, tanto Fernando Diniz quanto Tiago Nunes usaram da mesma tática de não revelar com antecedência suas escalações.

No Corinthians, a tendência é que seja mantida a mesma formação que atuou na última quarta (12), diante do Guaraní (PAR). No banco de reservas, porém, Nunes terá uma novidade a sua disposição. O atacante colombiano Yony González, 25, recém-contratado, teve seu nome inscrito no BID (Boletim Informativo Diário), da CBF, e estará no Morumbi.

Diniz, por sua vez, contará com as voltas do atacante Antony e do meia Igor Gomes, que retornaram ao clube após participarem do pré-olímpico junto com a seleção brasileira sub-23 –o Brasil conquistou uma das duas vagas para os Jogos de Tóquio, ao lado da Argentina.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.