Descrição de chapéu Futebol americano

Super Bowl irá coroar novo herói e campeão inédito no século 21

San Francisco 49ers e Kansas City Chiefs disputam título da NFL neste domingo (2)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A camisa mais vendida da NFL (a liga de futebol americano dos EUA) costumava ser a de Tom Brady, cinco vezes campeão pelo New England Patriots. No ano passado, porém, ele foi desbancado por outro quarterback.

Patrick Mahomes, 24, que disputa neste domingo (2) pela primeira vez o Super Bowl, é o jogador mais popular da liga antes mesmo de conquistar o título. Seu time, o Kansas City Chiefs, enfrenta o San Francisco 49ers em Miami, às 20h30. A ESPN transmite.

A NFL tem mudado cada vez mais as regras do esporte para evitar contatos violentos e privilegiar os lances ofensivos e pelo alto, os mais plásticos. Os maiores beneficiários disso são os atletas dessa posição.

Os quarterbacks Patrick Mahomes e Jimmy Garoppolo, do San Francisco 49ers e Kansas City Chiefs, respectivamente, em entrevista às vésperas do Super Bowl
Os quarterbacks Patrick Mahomes e Jimmy Garoppolo, do San Francisco 49ers e Kansas City Chiefs, respectivamente, em entrevista às vésperas do Super Bowl - Kirby Lee/USA Today Sports

Para as casas de apostas americanas, os Chiefs são favoritos. Isso se deve basicamente à presença de Mahomes, eleito o melhor jogador na temporada 2018-2019.

Os 49ers não dependem tanto do seu quarterback quanto os Chiefs, que não conquistam o Super Bowl há 50 anos. Mas a decisão é a primeira grande final de Jimmy Garoppolo, 28, ou simplesmente Jimmy G, que teve de deixar o New England Patriots porque sua única chance de jogar era sair da sombra de Tom Brady.

Qualquer que seja o vencedor, o Super Bowl terá um campeão inédito neste século. Os 49ers têm cinco títulos, mas o último foi em 1994.

Garoppolo foi trocado pelos Patriots em 2017 por decisão pessoal do técnico Bill Belichik. Até hoje, essa é considerada uma escolha polêmica, porque o lançador era visto como sucessor de Brady. Mas ele estava cansado de esperar e, se tivesse ficado por lá, estaria até hoje na reserva do astro de 42 anos. Belichik telefonou para Kyle Shanahan, técnico dos 49ers, para oferecer o quarterback.

Aquela oferta caiu do céu em San Francisco, que precisava de um jogador justamente nessa posição. Belichik justificou a escolha dos 49ers dizendo ser amigo de Shanahan. O Cleveland Browns e o Houston Texas estavam dispostos a oferecer trocas mais vantajosas aos Patriots por Garoppolo, mas foram ignorados.

Mahomes é visto como o futuro da NFL, mas Garoppolo é um quarterback que, se não tivesse ficado quase quatro anos na reserva de Brady, já poderia ter um Super Bowl.

"New England queria mantê-lo na equipe até que Tom eventualmente se aposentasse. Mas eles sabiam que Jimmy não iria esperar, porque queria jogar. Ele forçou a situação [para sair]", explica Shanahan, que pode também fazer história. Seu pai, Mike Shanahan, venceu o Super Bowl em 1997 e 1998 como técnico do Denver Broncos.

Mahomes não teve de esperar tanto tempo assim pela sua chance. Ele ficou apenas um ano na reserva de Alex Smith, e os Chiefs sabiam o que tinham em mãos. Se a carreira dele for coroada por vários títulos, ficará na história a decisão do Chicago Bears de não selecioná-lo no draft (sistema de escolhas dos jogadores que saem da universidade) para ficar com outro quarterback: Mitchell Trubisky.

O Hard Rock Stadium, em Miami, receberá o Super Bowl em 2020
O Hard Rock Stadium, em Miami, receberá o Super Bowl em 2020 - Marco Bello/Reuters

Se ele levar os Chiefs ao título neste domingo, será o segundo quarterback mais jovem a vencer a final. Com 24 anos e 138 dias, ficará atrás apenas de Ben Roethlisberger, que tinha 23 anos e 320 dias no Super Bowl de 2006.

"Pensaram que eu estava louco, mas disse que ele era o melhor que já tinha visto antes mesmo da estreia. Qualquer coisa que ele faça, não surpreende. Ele é bom desse jeito", afirmou o gerente geral dos Chiefs, Brett Veach.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.