GP do Bahrein não terá presença de público por causa do coronavírus

Segunda corrida da temporada 2020 da F-1 está marcada para o dia 22 de março

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Manama (Bahrein) | AFP

O Grande Prêmio de F-1 do Bahrein, previsto para 22 de março, vai acontecer sem a presença do público por causa da “contínua propagação do novo coronavírus pelo mundo”, anunciaram neste domingo (8) os organizadores locais da competição.

“Organizar um evento esportivo grande, aberto ao público e que permite que milhares de viajantes internacionais e fãs locais fiquem próximos não é o melhor a fazer neste momento”, explicou o Circuito Internacional do Bahrein, organizador do evento, em comunicado.

“Sabemos a grande decepção que isso vai representar para muitas pessoas, especialmente para aquelas que tinham previsto a viagem para a prova [...] mas a segurança deve continuar sendo a nossa prioridade absoluta”, acrescentaram os organizadores.

Carros de fórmula 1 em largada
Largada do GP do Bahrein, em Manama, em 2019 - Andrej Isakovic/AFP

A decisão chega em um momento no qual os países do Golfo fazem restrições importantes para atenuar a propagação da epidemia de covid-19, depois de mais de 200 casos terem sido confirmados na região, sendo 83 no Bahrein —a grande maioria de pessoas que regressaram de peregrinações ao Irã, um dos focos mais importantes da doença depois da China.

“Para que nem o esporte nem os seus seguidores de todo o mundo sejam injustamente prejudicados, o final de semana de corridas continuará sendo transmitido pela televisão”, afirmaram.

A FIA (Federação Internacional do Automóvel) anunciou na sexta (6) a criação de um grupo de crise para o novo coronavírus depois que várias provas automobilísticas terem sido adiadas ou canceladas por causa da epidemia.

O Grande Prêmio do Bahrein é a segunda corrida da temporada de F-1, que deve começar no próximo domingo (15), com o Grande Prêmio da Austrália, que até o momento não anunciou medidas especiais para a prova.

Os organizadores da terceira corrida do calendário, o GP do Vietnã, asseguraram em fevereiro que a prova iria acontecer “como está previsto”, em 5 de abril, em Hanói, mesmo com a propagação do novo coronavírus.

Há dez dias, anunciaram que a construção do circuito de Hanói estava concluída, a pouco mais de um mês do primeiro Grande Prêmio da história do país asiático.

Já o GP da China, previsto para 19 de abril no circuito de Xangai, foi adiado.

A epidemia mundial do novo coronavírus está provocando o cancelamento, adiamento ou a disputa com portões fechados de muitos eventos esportivos nas últimas semanas, o que gera temor sobre a realização de outros grandes eventos do calendário internacional, como a Eurocopa (de 12 de junho a 12 de julho) e os Jogos Olímpicos de Tóquio (de 24 de julho e 9 de agosto).

A OMS (Organização Mundial da Saúde) qualifica como “muito preocupante” a rápida propagação do vírus: no total, 95 países foram afetados pela covid-19, que já contaminou mais de 100 mil pessoas e matou mais de 3.500 em todo o mundo.  

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.