Descrição de chapéu Futebol Internacional

Federação encerra Campeonato Holandês sem campeão nem rebaixados

Cinco primeiros colocados da liga garantiram vaga em competições europeias

São Paulo

A KNVB, federação de futebol da Holanda, anunciou nesta sexta-feira (24) o encerramento do Campeonato Holandês. A liga nacional, interrompida pela pandemia do coronavírus, não terá campeão e nem times rebaixados.

A federação também determinou que não haverá acesso de clubes da segunda para a primeira divisão.

Líder do campeonato, Ajax disputará a próxima edição da Champions League
Líder do campeonato, Ajax disputará a próxima edição da Champions League - Eva Plevier - 27.fev.2020/Reuters

A decisão acontece três dias depois de o primeiro-ministro do país, Mark Rutte, anunciar a proibição de eventos esportivos até setembro, o que mexeria profundamente com o calendário não só do futebol holandês, mas de todo o continente europeu.

Os cinco primeiros colocados garantiram vaga nas competições europeias da próxima temporada: Ajax e AZ Alkmaar, líder e vice-líder, respectivamente, disputarão a Champions League, enquanto Feyenoord, PSV e Willem II jogarão a Europa League.

O Campeonato Holandês foi suspenso na 26ª rodada. Ajax e AZ Alkmaar estavam empatados na liderança com 56 pontos, mas o clube de Amsterdã levava vantagem no saldo de gols.

Quem não gostou muito da decisão tomada pela KNVB foi o Utrecht, que tinha possibilidades de classificação aos torneios europeus. Sexto colocado na liga com um ponto a menos que o Willem II, a equipe também era finalista da Copa da Holanda, que dá vaga na Europa League.

"Ciente das diferentes visões e interesses dos clubes, a KNVB sabe que independentemente da decisão que fosse tomada, qualquer opção machucaria alguém", disse a liga holandesa em comunicado.

Segundo a liga, os clubes das duas principais divisões nacionais foram consultados sobre os acessos e rebaixamentos: 16 votaram pela queda/subida de equipes, 9 foram contra e outros 9 se abstiveram. Por considerar o processo de votação inconclusivo, a federação decidiu tomar a decisão de não mexer com as tabelas.

A distribuição das vagas europeias ao cinco primeiros colocados ainda precisa ser homologada Uefa.

"Em razão das diretrizes desenhadas pela Uefa para que a definição de vagas dos campeonatos não terminados, incluindo finais de Copas não disputadas, seja baseada em princípios esportivos, transparentes e objetivos, a distribuição seguiu o atual estado da tabela [de classificação]", explicou a KNVB.

O Campeonato Holandês feminino também foi encerrado. PSV, que era o líder, e Ajax, segundo colocado, garantiram lugares na próxima edição da Champions League.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.