Descrição de chapéu Futebol Internacional

Holanda proíbe eventos até setembro e gera incertezas no futebol

Decisão de esticar a suspensão de partidas deve mexer com o calendário europeu

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O primeiro-ministro da Holanda, Mark Rutte, anunciou nesta terça-feira (21) o relaxamento de algumas medidas do combate ao coronavírus, como o retorno parcial das aulas nas escolas primárias do país a partir de maio. Eventos esportivos, porém, continuarão vetados.

Conforme o anunciado por Rutte, a realização de jogos profissionais, assim como shows e festivais de música, estará suspensa até o dia 1º de setembro.

Ajax e Getafe duelam pela Europa League, em Amsterdã; futebol está suspenso no país até 1º de setembro
Ajax e Getafe duelam pela Europa League, em Amsterdã; futebol está suspenso no país até 1º de setembro - Eva Plevier/Reuters

A decisão por esticar o prazo para o retorno do esporte competitivo (antes a data limite era 1º de junho) deve mexer profundamente com o futebol holandês e, talvez, com o futebol europeu de forma geral.

Setembro é um mês em que as principais ligas nacionais europeias já estão em andamento. O próprio Campeonato Holandês da atual temporada iniciou em agosto do ano passado.

A decisão do governo cria incerteza não só sobre a próxima temporada, mas também pressiona a federação de futebol do país a criar uma solução para o torneio que está em curso, suspenso pela pandemia do coronavírus.

Ajax e AZ Alkmaar lideram a liga com 56 pontos em 25 partidas disputadas até aqui. A 26ª não foi totalmente finalizada.

Na Holanda, campeão e vice ganham vagas nas fases classificatórias da Champions League, ainda anteriores ao estágio de grupos. Na atual temporada da Champions, por exemplo, o PSV, que terminou a última liga na segunda colocação, estreou na competição em 23 de julho de 2019.

"Isso é duro", disse o primeiro-ministro Mark Rutte nesta terça. "Eu pensei bastante sobre isso nos últimos dias. Nós podemos ser bastante filosóficos a respeito, mas temos de fazê-lo [adiar os eventos], senão o vírus poderá facilmente se espalhar."

A Eurocopa deste ano, adiada para o ano que vem, também forçaria os holandeses a achatar seu calendário para fazer com que seus campeonatos terminem antes da disputa do torneio de seleções, previsto para acontecer de 11 de junho a 11 de julho.

Além do futebol, a suspensão dos eventos também pode impactar a realização do GP holandês de F-1, que estava programado inicialmente para o primeiro semestre e já havia sido adiado, sem nova data definida.

Rutte anunciou o relaxamento de algumas medidas, como a permissão para que crianças e jovens possam praticar esportes ao ar livre a partir de 29 de abril.

Crianças até 12 anos de idade poderão fazê-lo com supervisão. Jovens entre 13 e 18 anos também terão de ser supervisionados, além de respeitar a distância de 1,5 metro.

Atletas de elite estarão autorizados a treinar em seus respectivos centros de treinamento, desde que também respeitem a distância de 1,5 metro com relação às outras pessoas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.