Descrição de chapéu Tóquio 2020

COI admite cancelar Olimpíada de Tóquio se pandemia não for controlada

Bach diz que não será possível adiar novamente o evento, marcado para julho de 2021

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

AFP

O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, disse que 2021 será "a última oportunidade" para a realização dos Jogos de Tóquio e que um novo adiamento do evento não será possível.

Bach afirmou à BBC apoiar a decisão dos organizadores japoneses de cancelar definitivamente os Jogos caso a pandemia de Covid-19 não esteja controlada no ano que vem.

Em março, o COI e os organizadores decidiram adiar o evento por um ano. A nova data marcada para o seu início é 23 de julho de 2021.

"Sinceramente, eu entendo que não se possa empregar 3.000 ou 5.000 pessoas em um comitê de organização indefinidamente", declarou Bach. "Não é possível mudar a cada ano todo o calendário esportivo mundial das grandes federações."

Segundo o presidente, "não se pode ter os atletas nessa incerteza e não se pode sobrepor os Jogos seguintes", em referência à Olimpíada de Paris-2024.

Com exceção dos períodos durante as duas Guerras Mundiais, os Jogos Olímpicos nunca foram cancelados. Reiterando "o compromisso de que os Jogos sejam disputados em julho do ano que vem", Bach concluiu que "é preciso estar preparado para diferentes cenários".

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, e o presidente do COI, Thomas Bach, durante evento em Genebra
O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, e o presidente do COI, Thomas Bach, durante evento em Genebra - Christopher Black - 16.mai.20/AFP
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.