Volta do Espanhol e Alemão perto do fim; veja situação das grandes ligas

Campeonatos nacionais na Itália e Inglaterra também estão perto do seu retorno

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Após a Bundesliga retomar a sua disputa no dia 16 de maio e reinar praticamente sozinha entre as grandes ligas europeias, outros centros importantes do futebol terão bola rolando a partir desta semana.

O Campeonato Espanhol voltará a ser disputado na quinta (11), e a Copa da Itália, na sexta (12). Semana que vem será a vez de a Inglaterra reiniciar a Premier League. Na semana passada, o Campeonato Português também retornou.

Confira como estão as situações das principais ligas do mundo depois de mais de dois meses de paralisação em razão da pandemia de Covid-19.

Alemanha

Quando parou - A 25ª rodada foi disputada até 11 de março.

Quando retornou - Os jogos voltaram, com portões fechados, em 16 de maio.

Situação da tabela - Já foram disputadas cinco rodadas desde a volta, e o Bayern disparou na ponta a quatro jogos do fim da disputa. Com sete pontos de vantagem sobre o Borussia Dortmund, poderá ser campeão pela oitava vez consecutiva já no próximo fim de semana.

Bayern venceu o Leverkusen na última rodada, por 4 a 2
Bayern venceu o Leverkusen na última rodada, por 4 a 2 - Matthias Hangst/Reuters

Portugal

Quando parou - A 24ª rodada foi disputada até 8 de março.

Quando retornou - Os jogos voltaram, com portões fechados, em 3 de junho.

Situação da tabela - A nove rodadas do fim do torneio, Porto e Benfica têm 60 pontos.

Luis Díaz, do Porto, se apoia ao cair no gramado
Luis Díaz, do Porto, durante a partida da equipe na retomada da liga portuguesa - Jose Coelho - 3.jun.20/AFP

Espanha

Quando parou - A 27ª rodada foi disputada até 8 de março.

Retorno - O campeonato voltará com o clássico entre Real Betis e Sevilla, nesta quinta-feira (11), às 17h. Os jogos terão portões fechados.

Situação da tabela - Líder do campeonato até a paralisação, o Barcelona tem dois pontos a mais que o Real Madrid (58 a 56), segundo colocado. Faltam 11 rodadas para o fim da competição.

Itália

Quando parou - A 26ª rodada foi disputada até o dia 9 de março, mas alguns jogos já haviam sido adiados ou realizados com portões fechados.

Retorno - A Série A retornará em 20 de junho, com portões fechados. Antes disso, na sexta (12), será retomada a Copa da Itália.

Situação da tabela - A 12 rodadas do término do campeonato, a Juventus está na liderança, um ponto à frente da Lazio (63 a 62).

Antes da interrupção, a Juventus de Cristiano Ronaldo e outros clubes italianos jogaram com portões fechados
Antes da interrupção, a Juventus de Cristiano Ronaldo e outros clubes italianos jogaram com portões fechados - Vincenzo Pinto - 8.mar.20/AFP

Inglaterra

Quando parou - A 29ª rodada foi disputada até 9 de março.

Retorno - O campeonato será retomado, com portões fechados, no dia 17 de junho.

Situação da tabela - O Liverpool lidera o campeonato com folga a nove rodadas do fim. São 82 pontos, contra 57 do vice-líder, o Manchester City.

França

Quando parou - A 28ª rodada foi disputada até 8 de março. No dia 30 de abril, a liga francesa decidiu encerrar a temporada 2019/2020 faltando dez rodadas para o seu fim.

Situação da tabela - A liga declarou o Paris-Saint Germain campeão. A equipe liderava a competição com 12 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, Olympique de Marselha, e um jogo a menos.Também definiu suas vagas nas ligas europeias e rebaixados com base na situação de momento da tabela.

O técnico do Internacional, Eduardo Coudet, comanda treino da equipe em Porto Alegre
O técnico do Internacional, Eduardo Coudet, comanda treino da equipe em Porto Alegre - Diego Vara - 6.mai.20/Reuters

Brasil

Quando parou - Os principais estaduais foram paralisados na semana do dia 15 de março.

Previsão de retorno - Nenhuma competição dos principais estados tem data marcada para volta. Tampouco há previsão para o início do Campeonato Brasileiro, que deveria ter começado no início de maio.

Volta aos treinos - Alguns clubes, cerca de metade dos participantes da Série A do Brasileiro, já retomaram os treinos.

A CBF ainda não tem um protocolo oficial para orientar a volta, e cada federação estadual trabalha com as suas diretrizes. No Rio de Janeiro, a intenção é ter jogos ainda no mês de junho.

O presidente Jair Bolsonaro já se declarou favorável ao retorno do futebol, assim como o Ministério da Saúde. Ao analisar guia elaborado pela CBF, porém, a pasta fez uma série de ressalvas. Uma delas é o baixo número de testes disponíveis no país.

Argentina

Quando parou - O Campeonato Argentino terminou no dia 9 de março, conforme o calendário original, com o Boca Juniors campeão. A Copa da Superliga, que levaria seu vencedor à Libertadores de 2021, começou na semana seguinte, mas acabou cancelada no fim de abril, sem nem a conclusão da primeira rodada.

Previsão de retorno - Ainda não há uma data prevista para a volta do futebol. A quarentena no país está sendo relaxada aos poucos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.