Bolsonaro recebe clubes e debate MP sobre direitos de transmissão

Encontro teve representantes de equipes sob contrato com a empresa Turner

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O presidente Jair Bolsonaro recebeu em Brasília nesta terça-feira (30) representantes dos oito clubes da Série A do Campeonato Brasileiro que negociaram seus direitos de TV fechada para o torneio com a empresa Turner.

O encontro no Planalto, que também contou com a presença do ministro das Comunicações, Fábio Faria, teve como principal pauta a Medida Provisória 984, editada por Bolsonaro há duas semanas e que dá aos clubes mandantes o direito de negociarem seus direitos de transmissão —a Lei Pelé previa a necessidade de anuência dos dois.

Participaram do encontro dirigentes de Palmeiras, Bahia, Santos, Ceará, Fortaleza, Athletico, Internacional e Coritiba.

A relação entre eles e a empresa americana neste momento é litigiosa. A Turner afirma que os clubes descumpriram cláusulas contratuais e ameaça romper o contrato pelos direitos de transmissão do Brasileiro.

As equipes discordam da tese e acreditam que a empresa esteja em busca de um pretexto para rescindir os acordos sem arcar com uma multa bilionária, algo que ela nega.

Presidente e dirigentes posam com camisas de clubes; Bolsonaro está com a do Palmeiras
Jair Bolsonaro em encontro com dirigentes de clubes no Planalto - Marcos Corrêa/PR

Até agora, os agentes do futebol se dividem sobre a validade imediata da MP. Para a Globo, enquanto estiverem em vigor contratos assinados antes de a MP ter sido editada, prevalece a regra anterior: uma emissora só pode transmitir uma partida se tiver direitos de ambas as equipes.

Os clubes presentes no encontro apoiam a MP e entendem que, a partir de agora, isso mudou. A emissora que tiver contrato com o clube mandante pode transmitir seus jogos, mesmo que o visitante tenha acordo com uma emissora concorrente.

No caso dos oito presentes na reunião, isso, em um primeiro momento, significaria que a Turner poderia transmitir na TV fechada todos os jogos de clubes com os quais tem contrato, caso estes sejam mandantes. Isso aumentaria a grade da emissora, que poderia chegar a 154 jogos.

Os representantes dos clubes também esperavam se encontrar com os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre.

Com informações de Pedro Lopes, UOL

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.