Uefa anuncia retorno da Champions League com jogos únicos em Portugal

Torneio será retomado em 7 de agosto com quartas de final, semifinais e final em Lisboa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Uefa anunciou nesta quarta-feira (17) a data e o novo formato para a retomada da Champions League. A competição voltará a ser disputada no dia 7 de agosto, com partidas únicas em Lisboa, Portugal.

As quartas de final e as semifinais serão divididas entre os estádios de Sporting e Benfica. A decisão, prevista para 23 de agosto, ainda não tem local definido, mas acontecerá em uma dessas duas sedes.

Estádio da Luz, do Benfica, receberá partidas das fases finais da Champions League e poderá sediar a decisão
Estádio da Luz, do Benfica, receberá partidas das fases finais da Champions League e poderá sediar a decisão - Pedro Nune - 27.fev.2020/Reuters

Ainda restam quatro confrontos das oitavas que não puderem ser concluídos antes da paralisação por conta da pandemia da Covid-19, em março. A Uefa discute se essas partidas acontecerão nos respectivos países ou se também serão transferidas para Portugal.

Caso sejam disputadas em território português, os estádios do Porto e do Vitória de Guimarães sediarão os jogos.

Juventus x Lyon, Manchester City x Real Madrid, Bayern de Munique x Chelsea e Barcelona x Napoli são os duelos restantes das oitavas de final. Paris Saint-Germain, Atlético de Madrid, RB Leipzig e Atalanta já estão classificados para as quartas.

O Estádio Olímpico Atatürk, em Istanbul, que receberia a final desta temporada da Champions, sediará a decisão da temporada 2020/2021.

A Uefa deverá anunciar nas próximas semanas o protocolo sanitário para a retomada do torneio. A entidade que comanda o futebol europeu afirmou que seguirá monitorando a situação no continente e discutirá com autoridades locais a possibilidade do retorno gradual dos torcedores aos jogos.

Também interrompida pela pandemia, a Europa League seguirá modelo similar ao da Champions e terá jogos apenas em um país. A Alemanha foi a escolhida para sediar as quartas de final, semifinais e a final do torneio.

Os jogos acontecerão entre 10 e 21 de agosto nas cidades de Duisburg, Düsseldorf, Gelsenkirchen e Colônia, que receberá a decisão. Assim como na Champions, resta definir se os jogos restantes das oitavas de final serão disputados na Alemanha ou nos respectivos países dos clubes mandantes.

A mesma política foi adotada para a Champions League feminina. As fases finais da competição serão realizadas no País Basco, nos estádios de Athletic Bilbao e Real Sociedad, entre os dias 21 e 30 de agosto.

"Estou encantado que seremos capazes de retomar todas as nossas competições. E confiante de que não teremos de aguentar a ausência dos torcedores por muito tempo", afirmou o presidente da Uefa, Aleksander Ceferin.

"Particularmente com relação à Champions League feminina, era importante enviar um forte sinal de que é possível completar a atual temporada, em tempos nos quais o esporte feminino sofreu substancialmente. Esta competição tem um futuro animador e nós queremos reforçar esse momento no jogo das mulheres, não perdê-lo", disse o esloveno.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.