Descrição de chapéu Copa do Mundo 2022

Fifa confirma data de início e anuncia horários da Copa do Mundo de 2022

Ordem dos jogos poderá ser alterada após sorteio para agradar detentoras dos direitos de TV

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Fifa divulgou nesta quarta-feira (15) a agenda de jogos da Copa do Mundo de 2022, no Qatar. A competição será realizada de 21 de novembro a 18 de dezembro.

Há novidade na disposição das partidas da primeira fase, que costuma ter três jogos realizados no mesmo dia. Em 2022, o torneio passará a ter quatro confrontos diários, às 13h, 16h, 19h e 22h. No Brasil, 7h, 10h, 13h e 16h, considerando que o país não esteja em horário de verão.

Apesar da concentração de jogos, a organização acredita que os torcedores poderão acompanhar mais de um duelo por dia, já que os oito estádios estão concentrados em um raio de 55 quilômetros em Doha.

A entidade aponta que poderá alterar a ordem dos confrontos após a definição dos grupos –o sorteio será realizado em março de 2022. Essa flexibilidade visa atender aos interesses dos detentores dos direitos de transmissão.

A fase de grupos será realizada de 21 novembro a 2 de dezembro. A partida de abertura está programada para o estádio Al Bayt.

As oitavas de final terão dois jogos por dia, de 3 a 6 de dezembro. As quartas e as semifinais ocorrerão, respectivamente, entre os dias 9 e 10 e 13 e 14 de dezembro.

A final do Mundial será no dia 18, no estádio Lusail, que tem capacidade para 80 mil pessoas. A decisão do terceiro lugar acontecerá no dia 17, no estádio Khalifa, que recebeu a decisão do Mundial de Clubes entre Flamengo e Liverpool –os ingleses bateram o time carioca por 1 a 0.

No Brasil, a Globo detém os direitos do Mundial desde 1970, porém vive imbróglio com a Fifa depois de acionar a Justiça para não pagar de forma imediata o valor de US$ 90 milhões (R$ 463 milhões, no câmbio atual), referente a uma parcela do contrato celebrado para o período de 2015 a 2022.

A prestação anual venceria no dia 30 de junho. Uma semana antes, a emissora obteve uma liminar favorável na 6ª Vara Empresarial da Justiça do Rio.

O caso deverá ser julgado na Justiça da Suíça, onde foi firmado o acordo entre as partes. A Globo pretende renegociar os valores em razão da pandemia de Covid-19.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.