Descrição de chapéu Futebol Internacional

Real Madrid, 100% desde a volta, é campeão espanhol pela 34ª vez

Benzema, grande nome da conquista, marca duas vezes na vitória sobre o Villarreal

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Real Madrid é o campeão da temporada 2019/20 do Campeonato Espanhol. A equipe comandada por Zinedine Zidane confirmou o 34º título da liga nacional com a vitória por 2 a 1 sobre o Villarreal, nesta quinta-feira (16). Os gols foram marcados pelo atacante francês Karim Benzema.

É o primeiro troféu desde 2017 do maior vencedor nacional, interrompendo dois títulos consecutivos do rival Barcelona. Nesta década, a equipe da Catalunha foi campeã seis vezes (2011, 2013, 2015, 2016, 2018 e 2019).

O título foi muito celebrado pelos brasileiros Casemiro, Rodrygo, Vinicius Junior, Éder Militão e Marcelo –não relacionado para o jogo por contusão. Eles tiraram fotos juntos em campo durante a comemoração.

​O clube merengue ainda conta com Reinier, que tem treinado com a equipe principal, mas atua pelo time B.

A conquista madridista com uma rodada de antecedência deixa o time azul-grená com o vice-campeonato, em uma edição marcada pela instabilidade dos dois dominantes rivais ao longo da competição.

A equipe da capital, porém, emplacou uma sequência de 10 vitórias em 10 jogos desde a retomada de LaLiga, em 14 de junho, após a paralisação causada pela pandemia de Covid-19.

Nesses jogos, foram 19 gols marcados e quatro sofridos, mas alguns triunfos vieram a duras penas. Na sequência de três vitórias pelo placar mínimo, contra Espanyol, Getafe e Athletic Bilbao, os jogadores defensivos Sergio Ramos (duas vezes, de pênalti) e Casemiro foram os responsáveis pelo resultado. No setor ofensivo, Benzema foi o principal destaque, com sete gols desde a volta do futebol.

Enquanto o Real Madrid encontrou mais regularidade no retorno, o Barcelona empatou três vezes, perdeu uma (justamente nesta quinta) e viu desaparecer a vantagem de dois pontos sobre o rival que tinha antes da paralisação. Assim, amargará o vice-campeonato, em uma temporada marcada por atritos entre jogadores e o técnico Quique Setién, além do ambiente político conturbado.

Benzema sorri, abraçado por companheiros
Karim Benzema (à dir.) comemora gol nesta quinta com companheiros de Real Madrid - Sergio Perez/Reuters

Os dois gigantes ainda tentarão se juntar ao Atlético de Madrid como representantes espanhóis nas quartas de final da Champions League.

Em agosto, eles retomarão sua participação nas oitavas de final do torneio continental. O Real Madrid buscará no dia 7 reverter a derrota por 2 a 1 sofrida contra o Manchester City no jogo de ida, antes da paralisação. Já o Barcelona encarará o Napoli no dia 8, após empate em 1 a 1 na primeira partida.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.