Descrição de chapéu Campeonato Paulista 2020

São Paulo perde na sua volta e desperdiça chance de liderança geral

Time tricolor é superado por Bragantino; derrota do Guarani mantém Corinthians vivo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O São Paulo voltou a campo e perdeu a chance de assumir a liderança geral do Campeonato Paulista nesta quinta-feira (23), ao ser derrotado pelo Red Bull Bragantino por 3 a 2, no Morumbi.

Ser a melhor equipe da primeira fase dá a vantagem de ter o mando de jogo nas quartas de final, disputada em partida única. Para definir o mando das semifinais, também em confronto único, e final, decidida em dois duelos, a pontuação dos classificados segue contando no mata-mata.

Essa vantagem, porém, será reduzida, já que até o fim do torneio não haverá presença de público nos estádios devido à pandemia do novo coronavírus. O estado de São Paulo registrou até esta quinta 452.007 casos confirmados de Covid-19 e 20.894 óbitos.

Com a derrota, o time tricolor se manteve com 18 pontos, dois a menos do que o próprio Bragantino, o líder geral. Ambas as equipes já estão garantidas na próxima fase da competição.

Morato é abraçado por Ytalo em comemoração após gol marcado contra o São Paulo em partida disputada no Morumbi
Morato é abraçado por Ytalo em comemoração após gol marcado contra o São Paulo em partida disputada no Morumbi - Divulgação/RB Bragantino
​Antes do começo da partida, o placar eletrônico do estádio exibiu a seguinte mensagem: "Nosso respeito às vítimas da Covid-19 e as suas famílias".

Quando a bola rolou, os donos da casa saíram na frente, com um gol de Pablo, logo aos 6 minutos, mas levaram a virada. Matheus Jesus marcou o primeiro do Bragantino, aos 12 minutos, e Morato anotou o segundo, aos 34.

Ainda antes do intervalo, Pablo foi às redes novamente e deixou tudo igual. Já no segundo tempo, Artur recolocou o time de Bragança à frente.

No estádio 1º de Maio, o Botafogo venceu o Guarani por 2 a 0 e acabou beneficiando o Corinthians. Com este resultado, o time alvinegro chegará à última rodada da fase de grupos ainda com chance de avançar ao mata-mata.

Para isso, a equipe dirigida pelo técnico Tiago Nunes precisará vencer o Oeste, na Arena Barueri, e torcer para que o time de Campinas seja derrotado pelo São Paulo. Em caso de empate nesse jogo, o Corinthians ainda terá de tirar a diferença de saldo de gols (Guarani tem quatro, e o clube alvinegro, três) ou até mesmo levar a melhor no critério de gols marcados (15 do time do interior contra 13 do da capital atualmente), na hipótese de que o saldo de ambos seja igual.

Caso consiga a classificação que parecia improvável, o time do Parque São Jorge evitará um novo fracasso no recente trabalho do técnico Tiago Nunes, que assumiu a equipe neste ano após ter sido contratado no fim da temporada passada.

Em fevereiro, o Corinthians foi eliminado da Libertadores na segunda fase eliminatória da competição, diante do Guaraní (PAR).

No Paulista, a campanha também é fraca. São apenas três vitórias em 11 jogos. O time chegou a ficar seis rodadas seguidas sem vencer até ganhar do Palmeiras, na quarta-feira (22), na retomada do campeonato após a paralisação por causa da pandemia.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.