Descrição de chapéu Velocidade

Trump ataca piloto negro da Nascar e proibição de símbolo escravagista

Presidente norte-americano afirma que Bubba Wallace criou boatos sobre racismo

São Paulo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou o Twitter nesta segunda-feira (6) para atacar Bubba Wallace, único piloto negro da Nascar. Na visão de Trump, o atleta é responsável por criar boatos sobre racismo na categoria.

O ataque de Trump acontece duas semanas depois de o FBI concluir que uma corda com um nó encontrada na garagem da equipe de Wallace não configurava ameaça de morte ao piloto.

O presidente americano também criticou a retirada das bandeiras dos confederados de todas as provas da Nascar, uma conquista de Wallace, que protestou contra os símbolos, ligados ao passado escravagista dos Estados Unidos.

A soma dessas ações, disse Trump, causou queda nos índices de audiência da categoria.

"Bubba Wallace pediu desculpas a todos aqueles grandes pilotos e oficiais da Nascar que vieram lhe prestar ajuda, que ficaram ao seu lado e estiveram dispostos a sacrificar tudo por ele, apenas para descobrir que a história toda era apenas mais um BOATO? Aquilo e a decisão sobre as bandeiras causaram os índices mais baixos de audiência desde SEMPRE!", tuitou Trump.

Logo após o episódio da corda, encontrada no último dia 21, todos os outros pilotos da Nascar prestaram solidariedade a Bubba Wallace. Em um dos gestos de apoio ao companheiro, eles empurraram o carro do piloto pela pista antes de uma prova em Talladega, no Alabama.

Antes da investigação do FBI, a corda foi tratada como uma alusão ao enforcamento, forma de assassinato de muitos negros nos Estados Unidos durante a segregação racial.

Bubba Wallace durante a execução do hino dos Estados Unidos, antes de prova da Nascar
Bubba Wallace durante a execução do hino dos Estados Unidos, antes de prova da Nascar - Wilfredo Lee - 14.jun.2020/USA TODAY Sports
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.