Descrição de chapéu São Paulo

Rescisão de Alexandre Pato é publicada, e atacante está livre no mercado

Jogador tinha vínculo com São Paulo até o fim de 2022 e negocia com o Internacional

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A rescisão de contrato de Alexandre Pato com o São Paulo foi publicada nesta sexta-feira (21) no BID, o Boletim Informativo Diário da CBF. O atacante de 30 anos tinha vínculo com o clube até o fim de 2022, mas o rompimento foi feito em comum acordo.

Contratado em março do ano passado, o jogador perdeu espaço com o técnico Fernando Diniz na temporada atual e, na visão da comissão técnica, não vinha demonstrando dedicação necessária para ter novamente uma chance como titular.

Atacante Alexandre Pato durante entrevista no CT da Barra Funda
Atacante Alexandre Pato durante entrevista no CT da Barra Funda - Newton Menezes - 29.mar.2019/Folhapress

Ele nem foi relacionado para a partida diante do Bahia, no Morumbi. A equipe tricolor empatou em 1 a 1 com os baianos, gol do estreante Luciano.

Após a rescisão ser publicada no sistema de registros da CBF, o atacante publicou uma mensagem de despedida nas suas redes sociais e agradeceu ao clube e aos torcedores são-paulinos.

"Hoje se encerra mais um ciclo importante da minha carreira. Gostaria de agradecer ao @SãoPauloFC e toda torcida pelo apoio e confiança nesses 17 meses de trabalho, com muita dedicação, entrega e profissionalismo!", escreveu Pato no Twitter.

O Internacional negocia com o atleta desde o início da semana, em busca de um substituto para o peruano Paolo Guerrero, que sofreu uma lesão no joelho direito e não vai mais poder atuar em 2020.

Pato foi revelado pelo Inter em 2006 e, no ano seguinte, deixou a equipe colorada rumo ao Milan, onde ficou até 2012. Depois, defendeu Corinthians, São Paulo, Chelsea, Villarreal, Tianjin Tianhai e retornou ao Morumbi em 2019.

Com a saída do jogador, o São Paulo estima que deverá economizar até R$ 35 milhões, valor que inclui luvas que o clube deve ao atacante, além do salário que ele receberia até o fim do vínculo. Com vencimentos na casa dos R$ 700 mil, era um dos mais bem pagos do elenco.

Antes defendido por Diniz, o atleta passou a ser preterido depois da eliminação da equipe nas quartas de final do Campeonato Paulista, diante do Mirassol, com uma derrota no Morumbi por 3 a 2.

A queda no Estadual deixou o elenco são-paulino pressionado, sobretudo pelo fato de o time não ganhar o torneio desde 2005, além de o Mirassol ter atuado com uma equipe montada às pressas após perder 18 jogadores durante a paralisação no futebol, provocada pela pandemia do novo coronavírus.

Desde a derrota, Pato não atuou mais pelo time, sendo reserva nos duelos contra Fortaleza e Vasco, ambos pelo Campeonato Brasileiro. Na temporada, ele disputou 13 partidas, 11 delas como titular, e marcou 4 gols. No ano passado, foram 20 jogos e 5 gols.

Somando também o período em que atuou no clube tricolor em 2014 e 2015, o atacante marcou 47 gols em 136 jogos e não conquistou nenhum título.

Na primeira vez em que vestiu a camisa do São Paulo, Pato chegou após ser envolvido em uma troca feita com o Corinthians, que levou o meia Jadson para o Parque São Jorge. A mudança de ares fez bem ao meia, bicampeão brasileiro e tricampeão paulista pelo clube alvinegro.

Na segunda passagem de Pato pelo Morumbi, voltou da China carregando a expectativa de dias melhores para o clube, que não conquista um título desde 2012. Mas deixa o São Paulo antes mesmo do fim do contrato, e muito aquém da expectativa que diretoria, torcida e comissão técnica depositaram sobre ele.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.