São Paulo e Athletico fazem 'jogo fantasma' pelo Brasileiro

Equipes se enfrentam em partida antecipada e que não terá transmissão de TV

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O São Paulo fará um jogo nesta quarta-feira (26) que, não fosse pelas emissoras de rádio, seria quase secreto para sua torcida. Às 19h, a equipe entrará em campo no Morumbi para enfrentar o Athletico, pelo Campeonato Brasileiro, em partida antecipada da 11ª rodada.

O duelo não será mostrado ao vivo em nenhum canal de TV ou plataforma de vídeo. Por causa da pandemia da Covid-19, também não haverá torcedores do Morumbi, quando a equipe da casa tentará sua segunda vitória consecutiva no torneio, após bater o Sport.

Os paranaenses, que venceram as duas primeiras, vêm de três derrotas seguidas, para Santos, Palmeiras e Fluminense.

"Não é hora de criar polêmicas", diz o presidente do Athletico, Mario Celso Petraglia, sobre a "partida fantasma". O São Paulo preferiu não se pronunciar.

O apagão ocorre em meio à disputa causada pela Medida Provisória 984, editada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em junho. O texto dela altera os direitos de transmissão do futebol. Passa aos mandantes o poder exclusivo de ceder as imagens da partida, algo que antes tinha de ser autorizado pelas duas equipes envolvidas.

A Turner (que controla a TNT e o Esporte Interativo) tem acordo com 8 das 20 equipes da Série A do Brasileiro (Athletico, Santos, Palmeiras, Bahia, Internacional, Ceará, Fortaleza e Coritiba) e entende que passou a possuir direito sobre qualquer jogo em que essas equipes sejam mandantes.

Daniel Alves em ação pelo São Paulo na partida contra o Sport, na Ilha do Retiro
Daniel Alves em ação pelo São Paulo na partida contra o Sport, na Ilha do Retiro - Rubens Chiri-23.ago.29/saopaulofc.net

A Globo entrou na Justiça e obteve liminar que proíbe a concorrente de passar partidas em que não possua contrato com os dois times para TV fechada.

A emissora carioca argumenta que a nova regra não pode influir em contratos já assinados. O acordo atual de transmissão do Brasileiro expira apenas em 2024 para a maioria dos clubes.

A Globo tem acordo com São Paulo e Athletico para TV aberta e com o clube paulista em TV fechada e pay-per-view. O time paranaense assinou com a Turner em fechada e com ninguém em PPV, como já havia ocorrido em 2019.

No caso do confronto desta quarta, a Globo escolheu não mostrá-lo em TV aberta e também não usar a MP em benefício próprio para exibi-lo em TV fechada ou PPV. A Turner já não teria direito à transmissão em qualquer circunstância.

Outras partidas do Athletico neste Brasileiro, na primeira e quinta rodadas (Fortaleza e Fluminense, respectivamente), também ficaram sem transmissão. No primeiro caso, porque a TNT, que tem contrato com os dois times, preferiu não passar o jogo.

A emissora americana chegou a anunciar o desejo de aproveitar a medida provisória, mas está impedida pela liminar obtida pela Globo. O mesmo vale para o projeto do Athletico de mostrar seus jogos como mandante apenas para seus sócios ou para compradores de jogos avulsos pela internet, em modelo semelhante ao PPV.

Isso funcionou na segunda rodada, contra o Goiás, antes de a Globo obter decisão que impede a prática.

Se não houver mudança de cenário, outros "jogos fantasmas" devem se repetir até a décima rodada. Depois disso, as escolhas das partidas de cada emissora ainda não estão definidas. Todos envolvem o Athletico único que não assinou acordo de pay-per-view com a Globo.

No próximo dia 2, pela sétima rodada, o apagão pode acontecer em jogo contra o Red Bull Bragantino, em Curitiba. Depois disso, no dia 6, na visita ao Vasco, e em 9 de setembro, ao ser mandante diante do Botafogo.

No ano passado, por não ter assinado com a Globo até a data do jogo, o Palmeiras não teve seu confronto com o CSA mostrado em nenhuma plataforma. Mas a partida em Maceió ao menos teve presença de público.

Em nota, a Globo afirma usar uma estratégia que leva em conta o desempenho esportivo dos times e o interesse da partida, mas que respeita os contratos firmados pelos clubes. "Como o número de jogos por rodada na TV aberta é limitado, nem todos os clubes têm previstas exibições nessas plataformas nas 10 primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro", diz a emissora.

Corinthians recebe Fortaleza em jogo adiado

O Corinthians de Tiago Nunes recebe o Fortaleza de Rogério Ceni às 21h30 desta quarta (26), com transmissão da Globo e do Premiere. O jogo da quinta rodada seria disputado no sábado, mas foi adiado a pedido da emissora. O meia venezuelano Otero, recém-chegado ao time alvinegro, teve a situação regularizada e poderá fazer sua estreia.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.