Descrição de chapéu RFI

Ciclista esloveno estreante surpreende e vence Volta da França de 2020

Tadej Pogacar, 21, é o segundo vencedor mais novo da história

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

RFI

Antes da final deste domingo (20), Tadej Pogacar, 21, se definia simplesmente como um “jovem esloveno que tem dois irmãos e uma irmã”. Ele nunca imaginou que poderia vencer a Volta da França. Agora, tem uma grande carreira pela frente.

Na penúltima etapa do torneio, no sábado (19), ele tinha 57 segundos de desvantagem, mas fez um contra-relógio impressionante e derrotou o compatriota Primoz Roglic por 1min56. Conquistou a camisa amarela de campeão e fez história no ciclismo. Ele terminou o contra-relógio de 36,3 km em 55min55, ou seja, com uma média de 39,5 km/h.

Homem de amarelo levanta buquê de rosas no ar
O ciclista esloveno Tadej Pogacar, 21, no pódio após vencer a Volta da França - Anne-Christine Poujoulat/AFP

Roglic, que tinha sido muito sólido ao longo de toda a corrida e era dado como vencedor, não teve um bom desempenho na penúltima etapa e ficou em segundo lugar no resultado final. "Deve ser muito difícil para Roglic. Eu não sei o que aconteceu com ele", disse Pogocar em entrevista coletiva no sábado.

Supremacia eslovena

Se a edição de 1989 ficou para a história porque Greg Lemond arrancou a vitória de Laurent Fignon por apenas 8 segundos (que continua sendo a menor margem da história) numa última etapa em Paris, o contra-relógio deste sábado também entrará para os anais do ciclismo.

"Estou sonhando, não sei o que dizer", disse Pogacar, que disputou a Volta da França pela primeira vez e fará 22 anos nesta segunda (21). Ele foi o primeiro esloveno a ganhar a Volta da França e é o segundo vencedor mais novo da história, depois de Henri Cornet, que tinha 19 anos quando venceu a segunda edição da prova, em 1904.

Ciclista de amarelo, com outros ciclistas atrás dele, passa pelo Arco do Triunfo
O esloveno Tadej Pogacar, com a roupa amarela, passa pelo Arco do Triunfo, em Paris, neste domingo (20), pela Volta da França - Stephane Mahe/Reuters

A tradicional cerimônia de chegada dos ciclistas da 107ª Volta da França na Champs Elysées, em Paris, aconteceu com público reduzido. Devido à pandemia de Covid-19, apenas 5.000 pessoas foram autorizadas a participar do evento.

Isso diminuiu a animação da festa, mas não o orgulho da Eslovênia, que teve o pódio dominado por seus dois ciclistas, sob os aplausos do presidente esloveno Borut Pahor, que assistiu à cerimônia.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.