Descrição de chapéu Futebol Internacional

Neymar está na lista de maiores devedores de impostos da Espanha

Dívida de 34 milhões de euros é a maior para pessoa física no país, segundo agência

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Marie Giffard
AFP

Neymar está na lista dos inadimplentes do Tesouro espanhol por conta de uma dívida de mais de 34 milhões de euros, segundo documento oficial da Agência Tributária.

O saldo devedor exato é de 34.624.268,60 euros (cerca de R$ 228 milhões), valor que torna o brasileiro, que viveu na Espanha de 2013 a 2017 quando atuava pelo Barcelona, a pessoa física com maior dívida acumulada com o Tesouro local, segundo o documento consultado pela AFP.

No verão passado, a imprensa espanhola revelou que o Tesouro cobrou quase 35 milhões de euros de Neymar por suposta fraude fiscal quando ele jogava pelo Barcelona, mas até agora a informação não havia sido oficialmente confirmada.

O documento intitulado “Lista de devedores” inclui milhares de pessoas físicas e jurídicas com “dívidas superiores a 1 milhão de euros”, informou a Agência Tributária à AFP.

O órgão, que confirmou ser a primeira aparição do brasileiro na lista, não especificou a origem da dívida e nem se ela está ligada à contratação pelo Barcelona em 2013, que deu origem de vários processos judiciais.

Para ser incluído nessa relação basta o indivíduo ou empresa ter ultrapassado o prazo para quitação da dívida e não ter regulamentado a situação até dezembro de 2019, afirmou a instituição espanhola.

Nos últimos anos, vários jogadores de futebol foram investigados pelo Tesouro espanhol, entre eles o argentino Lionel Messi e o português Cristiano Ronaldo. Ambos acabaram condenados por sonegação.

Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa de Neymar disse que não irá se manifestar.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.