Descrição de chapéu Campeonato Brasileiro 2020

Corinthians encara o Ceará por recuperação no Brasileiro

Time precisa melhorar pontuação para não repetir desempenho de ano do rebaixamento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Fora da zona de rebaixamento do Brasileiro apenas em razão dos critérios de desempate, o Corinthians corre risco de terminar o primeiro turno do campeonato com um aproveitamento inferior ao obtido pelo time em 2007, ano em que caiu para a Série B.

Para evitar reviver aquela campanha, o time alvinegro tem de ao menos somar 12 dos 15 pontos que ainda disputará até o fim do turno, a começar pelo duelo contra o Ceará, neste domingo (11), às 20h30, no Castelão, com transmissão do Premiere.

Na sequência, os rivais da equipe dirigida por Coelho serão Athletico, Flamengo, Vasco e Internacional.

O atacante Jô durante treino do Corinthians no CT do Parque Ecológico
O atacante Jô durante treino do Corinthians no CT do Parque Ecológico - Rodrigo Coca - 14.jul.20/Ag. Corinthians

Passadas 14 rodadas, os corintianos somaram somente 35,7% dos pontos que disputaram –15 ao todo– e estão na 15ª posição da tabela, empatados na pontuação com Ceará (14º), Atlético-GO (16º) e Botafogo (17º) —o time carioca figura entre os quatro últimos pois tem menos vitórias.

Não que a vantagem dos paulistas nesse critério seja grande. Enquanto o clube carioca venceu duas vezes, a equipe de São Paulo ganhou três. Em 2007, o time do Parque São Jorge fechou o turno com 26 pontos, um aproveitamento de 45,6%. Naquela edição, venceu seis duelos nas 19 primeiras rodadas.

Fora de casa, como é o caso da partida com o Ceará, o Corinthians ganhou somente um jogo nesta edição do Nacional, contra o Goiás, por 2 a 1, na sétima rodada. Acumula ainda quatro derrotas e dois empates longe de seus domínios.

Na última rodada, equipe alvinegra também empatou em casa, com o Santos, por 1 a 1. A partida foi a quarta seguida sem vitórias no Brasileiro.

Para este confronto de domingo, o técnico Coelho afirmou que promoverá mudanças táticas no time. Em relação à escalação, uma alteração é certa por causa da lesão de Danilo Avelar no clássico da última quarta-feira (7).

O defensor rompeu o ligamento do joelho direito e vai passar por cirurgia. Ele deve ficar oito meses sem poder jogar. Bruno Méndez será o substituto, ao lado de Gil.

De olho nas primeiras posições, Santos encara o Grêmio na Vila

Ainda sem saber se poderá contar com Lucas Veríssimo, Alison e o artilheiro Marinho, o Santos enfrenta o Grêmio neste domingo (11), às 16h (Globo), na Vila Belmiro.

O importante trio, que também desfalcou a equipe santista no clássico com o Corinthians, segue em recuperação de lesões —o atacante sente dores na coxa esquerda, o volante se recupera de uma periostite por sobrecarga na perna canhota, enquanto Lucas Veríssimo tem um edema na panturrilha esquerda.

Depois do empate contra o rival paulista, na última quarta, o Santos caiu da sexta para a sétima posição na tabela do Brasileiro e está fora da zona de classificação para a Libertadores —do primeiro ao sexto lugar. Por isso, mesmo desfigurada, a equipe de Cuca lutará por um bom resultado diante dos gremistas.

O time de Renato Gaúcho, aliás, poderá encostar justamente no Santos em caso de uma vitória. Com 17 pontos, está em 11º, enquanto os paulistas estão em 7º, com 21.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.