Descrição de chapéu Campeonato Brasileiro 2020

Corinthians leva cinco do Flamengo e sofre sua maior derrota em Itaquera

Alvinegro fica perto da zona do rebaixamento, e Flamengo segue na briga pela ponta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Corinthians sofreu a sua maior goleada na Neo Química Arena, ao ser atropelado pelo Flamengo por 5 a 1, neste domingo (18). A partida foi válida pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O maior tropeço até então no estádio de Itaquera, inaugurado em maio de 2014, havia sido imposto pelo próprio Flamengo por 3 a 0, no dia 5 de outubro de 2018, pela mesma competição.

Em 12 dias, essa foi a quarta vitória do atual campeão brasileiro que, com 34 pontos, segue na briga pela liderança ao lado de Internacional e Atlético-MG. Desde o último dia 7, a equipe entrou em uma maratona e superou Sport, Vasco e Corinthians, além de empatar com o Red Bull Bragantino.

Em situação oposta, o atropelo do Flamengo evidencia o árduo trabalho que Vagner Mancini terá para organizar o Corinthians, próximo da zona do rebaixamento. Em 17 partidas, o time alvinegro tem apenas 18 pontos.

Antes de a bola rolar, chamou atenção o terceiro uniforme do Corinthians, uma homenagem ao Corinthian-Casuals, time inglês que inspirou a criação da agremiação paulista, fundada em 1910. A camisa é marrom, com cruz em azul na altura do peito e a numeração em rosa.

Em sua casa, o Corinthians tentou surpreender o Flamengo pressionando a saída de bola dos cariocas. Essa receita deu certo na vitória sobre o Athletico, por 1 a 0 na última quarta-feira, mas não foi suficiente diante da qualidade dos visitantes.

Aos poucos, o time rubro-negro, com trocas de passes e a movimentação do seu meio de campo, tomou conta do jogo e chegou ao gol com Pedro, aos nove minutos. O árbitro Leandro Pedro Vuaden anulou após consultar o VAR, que constatou que a bola havia saído pela lateral no momento em que Vitinho iniciou a jogada.

Diego passa pela marcação e fecha a goleada diante do Corinthians - Amanda Perobelli 18.out.2020/Reuters

Coube a Everton Ribeiro, alijado do Corinthians há dez anos, abrir o placar com uma cabeçada certeira depois do cruzamento com efeito de Filipe Luís, aos 31 minutos. Ao contrário de atletas que não comemoram gol marcado contra seu ex-time, o paulista de Arujá festejou bastante.

Hoje meia do Flamengo e da seleção brasileira, Everton Ribeiro começou a carreira no Parque São Jorge como lateral esquerdo da campanha do rebaixamento no Campeonato Brasileiro de 2007, mas nunca se firmou.

Curiosamente, foi com Tite no comando do Corinthians que Everton Ribeiro acabou sendo liberado, em fevereiro de 2011, para jogar no Coritiba. Aos 31, o flamenguista é uma das peças do treinador na seleção rumo à Copa do Mundo de 2022, no Qatar.

Everton Ribeiro voltaria a infernizar os corintianos logo no início da etapa final. O meia pegou a bola na direita, driblou Lucas Piton e rolou para Vitinho, que de fora da área dominou e mandou no canto direito de Cássio, aos seis minutos.

Após sofrer o segundo gol, Mancini fez três mudanças de uma só vez. Colocou Luan, Cazares e Gustavo Mantuan nos lugares, respectivamente, de Otero, Boselli e Mateus Vital. Mal teve tempo de surtir efeito, e viu o Flamengo chegar ao terceiro gol, com Natan. Aos 12, Everton Ribeiro cobrou escanteio, e o zagueiro ganhou de Everaldo e Fagner, pelo alto, para escorar de cabeça.

Gil descontou para o Corinthians, aos 18 minutos. Mas o Flamengo logo esfriou qualquer reação, com Bruno Henrique, dentro da área, escorando cruzamento de Isla, aos 26 minutos.

Na sequência, foi a vez de o técnico espanhol Domènec Torrent colocar Diego e Willian Arão e tirar Vitinho e Thiago Maia. A dupla que entrou participou do quinto gol do Flamengo, aos 40 minutos. Primeiro, Willian Arão recuperou a bola de Gabriel e acionou Bruno Henrique. O atacante deu assistência para Diego, que se livrou da marcação de Gil e mandou para a rede, fechando a goleada.

O Corinthians volta a campo pelo Brasileiro na quarta-feira (21) contra o Vasco, às 21h30, no estádio São Januário, no Rio de Janeiro.

Na saída de campo, o goleiro Cássio, que estava suspenso e não atuou na vitória contra o Athletico, fez um desabafo.

“Ultimamente tem sobrado tudo para mim, tudo é culpa do Cássio, o time não ganha é culpa do Cássio, o time não faz gol é culpa do Cássio, e antes que falem algo, não acho que sou maior que o Corinthians, não me acho intocável, sou muito grato a tudo que o Corinthians fez para mim, mas neste momento acho que estou sendo escudo, tudo é culpa do Cássio”, disse o goleiro em entrevista para a Rede Globo.

Desde 2012 no Corinthians, ele admitiu ter falhado contra São Paulo e Botafogo, mas afirmou que a cobrança tem sido exagerada. “Acho que a carga está muito grande. Tenho todo direito de ser criticado, mas no momento em que atrapalhar o Corinthians é melhor eu procurar outro lugar”, completou.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.