Descrição de chapéu Copa do Brasil São Paulo

São Paulo bate Fortaleza nos pênaltis e vai às quartas da Copa do Brasil

Na frente com 2 gols de Brenner, time sofre empate da equipe de Ceni no fim, mas se recupera

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Foi com drama, na disputa de pênaltis após abrir 2 a 0 e levar o empate no fim do jogo, mas o São Paulo passou às quartas de final da Copa do Brasil na noite deste domingo (25).

A equipe paulista superou o Fortaleza por 10 a 9 nas penalidades (ninguém havia perdido até a última série, até que Tiago Volpi defendeu chute de Gabriel Dias e Léo garantiu a classificação) e saiu vitorioso de um emocionante confronto nas oitavas de final. O adversário das quartas será definido por sorteio.

No tempo normal, brilhou a estrela de Brenner, 20. Após marcar duas vezes no empate por 3 a 3 do confronto de ida contra o Fortaleza, no Castelão, o jovem repetiu a dose no duelo de volta.

Antes tido como amuleto quando vinha do banco de reservas, Brenner soma sete gols em seis partidas desde que assumiu a posição de titular, pouco depois da eliminação da Libertadores.

Brenner comemora ao lado de Daniel Alves
Brenner comemora ao lado de Daniel Alves - Mauro Horita/Folhapress

Já são 11 gols neste ano, o que o coloca como artilheiro da equipe em 2020, superando Pablo (nove), que vinha sendo o titular até então.

A situação da equipe da casa parecia tranquila com os dois gols de Brenner e a vantagem no placar, mas uma reviravolta quase pôs tudo a perder.

Tiago Volpi havia feito pelo menos duas grandes defesas para segurar a pressão após o São Paulo ter recuado, mas não impediu que David diminuísse, aos 35 minutos, depois de falha de Diego na saída de bola, e que Roger Carvalho empatasse de cabeça, aos 46. Nos pênaltis, o goleiro voltou a brilhar, defendendo a décima cobrança do Fortaleza.

A vitória na marca da cal impediu que os são-paulinos sofressem uma nova decepção na temporada (após quedas nas quartas de final do Paulista e na fase de grupos da Libertadores), que seria especialmente dolorosa diante do time treinado pelo ídolo Rogério Ceni.

Ceni segue sem conseguir vencer o clube pelo qual fez história como goleiro. Foram cinco duelos até hoje, sempre com o Fortaleza, que lhe renderam três derrotas e dois empates.

O ex-goleiro, inclusive, é cotado como possível substituto de Fernando Diniz em 2021. O ídolo são-paulino é rachado com o atual presidente do clube, Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, desde que este o demitiu do comando técnico em 2017.

A "era Leco", no entanto, acabará em 2020, quando chegará ao fim o seu mandato. Tanto o candidato da situação, Julio Cazares, quanto o de oposição, Roberto Natel, gostam do trabalho de Ceni, e nenhum descarta uma troca no comando do time.

Por enquanto com Diniz, o São Paulo volta às quartas de final da Copa do Brasil, fase que não supera desde que Rogério Ceni defendia as metas do clube, em 2015.

Naquela temporada, a equipe tricolor superou o Vasco nas quartas de final e caiu na semifinal contra o Santos, em um duelo que marcou o encerramento melancólico da carreira de Ceni como jogador.

Após derrota por 3 a 1 na ida, com Dênis no gol, Rogério voltou para a partida de vida ou morte, na Vila Belmiro. Foi substituido no intervalo, lesionado e após sofrer três gols, na sua última partida oficial pelo clube.

Desde então, o São Paulo caiu nas oitavas para o Juventude em 2016, em 2017 e 2018 nem sequer chegou a essa fase (perdeu, respectivamente, para Cruzeiro e Athletico-PR), e na última edição voltou a ser eliminado nas oitavas, contra o Bahia.

O triunfo deste domingo dá pequeno alívio ao clube que, neste ano, caiu de forma precoce na Libertadores e no Paulista.

Após avançar no mata-mata nacional, terá logo outro confronto eliminatório, dessa vez pela Copa Sul-Americana. Será a última chance de um título internacional na temporada, justamente na última taça que o time levantou, em 2012, então com uma equipe liderada por Ceni e impulsionada por Lucas, hoje no Tottenham (ING).

Na próxima quarta-feira (28), às 19h15, o São Paulo vai à Argentina no primeiro de dois duelos contra o Lanús. O jogo de volta acontece no dia 4 de novembro, no mesmo horário e no Morumbi.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.