Descrição de chapéu Copa do Brasil

Palmeiras empata com Ceará e está na semifinal da Copa do Brasil

Com surto de Covid no elenco, clube alviverde recorreu à base para formar time

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Palmeiras confirmou na noite de quarta-feira (18) sua classificação às semifinais da Copa do Brasil. Mesmo com muitos desfalques, a equipe alviverde obteve um empate por 2 a 2 com o Ceará que lhe foi suficiente para assegurar uma vaga entre as quatro melhores da competição.

O adversário do clube paulista por uma vaga na final será o América-MG, que venceu o Internacional nos pênaltis, também nesta quarta.

O time paulista já foi ao Nordeste com uma grande vantagem, construída no triunfo por 3 a 0 no jogo de ida, em São Paulo. Na partida de volta, marcou duas vezes no primeiro tempo, com Raphael Veiga, e comprometeu ainda mais as já mínimas possibilidades de reação do adversário.

Os donos da casa mostraram força para ao menos evitar nova derrota e impediram o que seria a nona vitória consecutiva do Palmeiras. De qualquer maneira, os comandados de Abel Ferreira –suspenso por expulsão no confronto anterior– avançaram e vão encarar Internacional ou América-MG pelo direito de jogar a final.

Raphael Veiga comemora com Lucas Lima o seu segundo gol no jogo - Cesar Greco/Palmeiras/Divulgação

No Castelão, o clube alviverde usou uma formação com vários reservas, entre eles o jovem atacante Anibal, de 20 anos. Dezenove jogadores do elenco não puderam ser relacionados –15 por Covid-19.

O torcedor palmeirense ainda pôde ver em campo, no segundo tempo, a estreia como profissional de Marcelinho, 17, atacante e uma das joias da categoria de base.

Mesmo com todos esses problemas, o Palmeiras não teve dificuldades para confirmar a vaga no confronto desta quarta.

Derrotado em São Paulo, o Ceará buscava acelerar o jogo, mas não tinha jogadores de velocidade para isso. Assim, insistia nos cruzamentos à área, que naquele momento não criavam maiores problemas para os visitantes.

O Palmeiras avançou sem pressa e chegou ao gol em um pênalti sofrido por Raphael Veiga. Ele mesmo fez a cobrança, aos 28 minutos. Pouco antes do intervalo, aos 50, Lucas Lima ficou com sobra na esquerda e passou para Veiga marcar de letra.

Com uma diferença de cinco gols na soma dos placares, o time baixou a guarda. No comando da equipe no banco, o auxiliar palmeirense Vítor Castanheira já fazia substituições para dar descanso a alguns jogadores, quando o Ceará mostrou alguma vida no embate, partindo para cima e conseguido duas bolas na rede.

Aos 12 minutos do segundo tempo, Vina fez boa tabela com Lima e bateu no canto esquerdo de Weverton. Aos 17, Tiago subiu bem após cobrança de escanteio e cabeceou no travessão. A bola quicou dentro do gol, algo bem observado pelo bandeira.

O Ceará ainda chegou a se animar com um pênalti, que acabou sendo anulado com a intervenção do árbitro de vídeo. O placar não voltou a ser mexido, e o Palmeiras confirmou sua classificação.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.