Calendário esportivo de 2021 tem grandes eventos reagendados; veja datas

Adiados, Jogos Olímpicos de Tóquio esperam vencer as incertezas da pandemia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Jogos Olímpicos e Paraolímpicos em ano ímpar. Eventos que levam 2020 no nome encerrados em 2021. A edição 2021 da Liga Mundial de Surfe iniciada em 2020 e a temporada 2020/21 da NBA quase restrita a 2021.

As confusões entre os anos mostram que a previsibilidade de outrora ainda passa longe do calendário das grandes competições esportivas.

Um oferecimento da pandemia da Covid-19, que por meses deixou o espectador praticamente órfão de novos eventos para acompanhar, mesmo que pela televisão. Foi a época de se contentar com as reprises.

Apesar de quase todas as modalidades terem retomado suas programações no segundo semestre, algumas até com a presença de público a depender do local, muitas incertezas ainda imperam na virada do ano.

Após o adiamento inédito de uma edição de Jogos, anunciado em março pelos organizadores japoneses e pelo COI (Comitê Olímpico Internacional), o discurso de que a cerimônia de abertura de Tóquio-2020 (o nome oficial do evento permaneceu assim) ocorrerá em 23 de julho de 2021 se sustenta.

Os anéis olímpicos foram reinstalados em Odaiba, na cidade de Tóquio, no início de dezembro
Os anéis olímpicos foram reinstalados em Odaiba, na cidade de Tóquio, no início de dezembro - Issei Kato - 1ºdez.20/Reuters

A Eurocopa, com várias sedes espalhadas pelo continente numa edição especial e que se tornou arriscada, e a Copa América na Argentina e Colômbia também foram postergadas para um ano depois da previsão original.

As preocupações com o aumento nos casos da doença pelo mundo e com uma nova mutação possivelmente mais contagiosa do coronavírus caminham ao lado da esperança gerada pelo início da vacinação em vários países.

No Brasil, onde o cenário da imunização é incerto e os dilemas também são grandes, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) escolheu manter a maratona de partidas. Assim, logo que os campeonatos da temporada 2020 acabarem, em fevereiro, iniciarão os de 2021. Competições estaduais, nacionais, internacionais e da seleção brasileira irão se sobrepor até dezembro, quando enfim os jogadores voltarão a ter férias.

Os circuitos mundiais de tênis e da F1, que voltaram com limitações, esperam agenda repleta no ano que chega, mas elas ainda são tidas como provisórias. A NBA tenta ter sucesso fora da “bolha” sanitária que criou na Disney, e as ligas de vôlei e basquete do Brasil buscam encerrar suas temporadas após cancelarem a última no meio.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.