Onde ver e o que está em jogo na definição dos grupos da Champions

Real Madrid, Atlético, Manchester United e PSG ainda não asseguraram vagas nas oitavas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Champions League conhecerá nesta semana os últimos classificados para o mata-mata do principal torneio de clubes do mundo.

Enquanto algumas grandes equipes, como Bayern, Juventus, Barcelona e Manchester City, já se garantiram nas oitavas de final do torneio, outras, como Manchester United, PSG, Atlético de Madrid e Real Madrid ainda lutam para assegurarem suas vagas.

Também há disputas pela terceira colocação, que garantem um lugar na Liga Europa.

Confira a situação em cada chave:

GRUPO A

Atual campeão, o Bayern de Munique já está garantido na próxima fase da competição. Com 13 pontos de 15 disputados, garantiu a primeira colocação do grupo e vai apenas cumprir tabela contra o Lokomotiv, da Rússia, em casa.

O Atlético de Madrid (6 pontos), por sua vez, precisa de um empate fora de casa com o RB Salzubrg (4 pontos) para assegurar sua vaga.

Ainda de olho na vaga para as oitavas, que só virá se a equipe conseguir superar os espanhóis, o Salzburg poderá ter o prêmio de consolação com a vaga na Europa League. Para isso, basta o Lokomotiv (3 pontos) não vencer o Bayern na Alemanha. Caso os russos vençam, o Salzburg também precisará bater o Atlético.

Bayern de Munique x Lokomotiv Moscou - EI Plus
RB Salzburg x Atlético de Madrid - EI no Facebook
Ambos na quarta-feira (9), às 17h

GRUPO B

Líder, o Borússia Mönchengladbach, que tem 8 pontos, recebe o Real Madrid, que tem 7, e se classifica com um empate, independentemente do resultado da outra partida da chave.

Segundo colocado, mas empatado com o Real Madrid em número de pontos (leva vantagem no confronto direto), o Shaktar Donetsk se classifica com uma vitória. Caso empate, precisa torcer para o time alemão complicar a vida dos espanhóis na outra partida; caso seja derrotado, estará fora.

O Real Madrid, terceiro, se classifica com vitória ou empate, neste caso desde que o Shaktar seja derrotado. Uma vitória o coloca na primeira posição, uma vez que os ucranianos não vençam a Inter.

Lanterna do grupo com 5 pontos, a Inter precisa necessariamente vencer. Se o fizer, ainda tem de torcer pela derrota do Real Madrid para se classificar na segunda posição. Estará eliminada até mesmo da Europa League em caso de derrota ou empate.

Internazionale x Shaktar Donetsk - TNT e EI Plus
Real Madrid x Borussia Mönchegladbach - EI no Facebook e EI Plus

Ambos na quarta (9), às 17h

Zidade, de agasalho e toca, gesticula na beira do gramado
Zidade vê seu Real Madrid a perigo na última rodada - Gleb Garanich - 1º.dez.20/Reuters

GRUPO C

Os classificados, Manchester City (13 pontos) e Porto (10 pontos), já estão definidos. Os ingleses não perdem mais a liderança da chave, pois levariam vantagem pelo confronto direto caso terminem empatados com os portugueses.

Há disputa, porém, pela vaga na Liga Europa. Olympique e Olympiacos estão empatados com 3 pontos, com os gregos na frente pelo confronto direto.

Olympiacos x Porto - EI Plus
Manchester City x Olympique de Marselha - Space e EI Plus

Ambos na quarta (9), às 17h

GRUPO D

O Liverpool (12 pontos) está classificado como primeiro colocado e apenas cumpre tabela contra o já eliminado Midtjylland (1 ponto), da Dinamarca, que não pode nem chegar à Liga Europa.

Os outros dois times do grupo, Atalanta (8 pontos) e Ajax (7 pontos) têm confronto direto pela segunda vaga nas oitavas de final. Quem ganhar se classifica, e o empate serve para os italianos atingirem o seu segundo mata-mata de Champions em duas participações na história do torneio.

Ajax x Atalanta - TNT, EI no Facebook e EI Plus
Midtjylland x Liverpool - Space e EI Plus

Ambos na quarta (9), às 14h55

O Liverpool, campeão europeu na temporada 2018/2019, tenta voltar ao topo da Europa
O Liverpool, campeão europeu na temporada 2018/2019, tenta voltar ao topo da Europa - Laurence Griffiths - 25.nov.2020/Reuters

GRUPO E

Chelsea (13 pontos) e Sevilla (10 pontos) já estão classificados às oitavas de final. Como os londrinos venceram uma e empataram a outra partida diante dos espanhóis, não perdem mais a liderança nos critérios de desempate.

Por causa do confronto direto, o Krasnodar (4 pontos) já está na Europa League. O Rennes (1 ponto) está fora.

Rennes x Sevilla - EI Plus
Krasnodar x Chelsea - Space e EI Plus

Ambos na terça (8), às 17h

GRUPO F

Com 10 pontos na liderança do grupo, o Borussia Dortmund já está classificado às oitavas de final. Para manter a ponta, basta vencer o Zenit, que tem apenas um ponto e não conseguirá vaga nem na Europa League.

Lazio (9 pontos) e Brugge (7 pontos) se enfrentam e quem vencer está classificado às oitavas de final. O empate dá a vaga aos italianos. Se terminar igualado com o Dortmund em pontos, o time de Roma leva vantagem no confronto direto.

Lazio x Brugge - TNT, EI no Facebook e EI Plus
Zenit x Borussia Dortmund - Space e EI Plus

Ambos na terça (8), às 14h55

GRUPO G

Barcelona (15 pontos) e Juventus (12 pontos) já estão classificados. A posição só muda se a Juventus vencer o Barcelona por no mínimo três gols de diferença e virar o saldo no confronto direto.

Dínamo de Kiev e Ferencváros, da Hungria, têm um ponto e se enfrentam pela vaga na Europa League. O empate classifica os ucranianos, que têm saldo melhor (-10 a -11).

Dínamo de Kiev x Ferencváros - EI Plus
Barcelona x Juventus - TNT e EI Plus

Ambos na terça (9), às 17h
Neymar comemora gol contra o Manchester United na Inglaterra; sua equipe, o PSG, venceu os ingleses por 3 a 1, com dois gols do brasileiro
Neymar comemora gol contra o Manchester United na Inglaterra; sua equipe, o PSG, venceu os ingleses por 3 a 1, com dois gols do brasileiro - Oli Scarff/AFP

GRUPO H

Chave mais equilibrada, tem três times com 9 pontos: PSG, Manchester United e RB Leipzig. Os franceses estão em primeiro, os ingleses em segundo e os alemães em terceiro por causa do confronto direto.

O PSG tem a missão mais fácil, pois enfrenta o já eliminado Istanbul Basaksehir (3 pontos) em casa. Se classifica com um empate e será líder em caso de vitória.

Já Leipzig e Manchester United têm jogo decisivo na Alemanha. Quem ganhar se classifica, e ao United, segundo colocado, basta o empate. O Istambul está eliminado.

PSG x Istambul - EI no Facebook
RB Leipzig x Manchester
United - EI no Facebook
Ambos na terça (9), às 17h

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.