Descrição de chapéu Copa Libertadores 2020

Palmeiras goleia Libertad e avança à semifinal da Libertadores

Assim como em 2018, time alviverde está entre os quatro melhores do torneio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Palmeiras não precisava de muito para se classificar, mas fez a lição de casa. Nesta terça-feira (15), a equipe alviverde goleou o Libertad (PAR) por 3 a 0, no Allianz Parque, e garantiu a classificação à semifinal da Copa Libertadores.

Gustavo Scarpa, Rony e Gabriel Menino marcaram os gols do triunfo palmeirense. Na partida de ida, no Paraguai, os dois times haviam empatado em 1 a 1.

Gustavo Scarpa comemora o gol que abriu o placar da vitória do Palmeiras nesta terça (15)
Gustavo Scarpa comemora o gol que abriu o placar da vitória do Palmeiras nesta terça (15) - Alexandre Schneider/Reuters

Essa será a oitava participação palmeirense na fase semifinal do torneio continental. A última havia sido em 2018.

Há dois anos, comandado por Luiz Felipe Scolari, o clube esteve entre os quatro melhores da competição, mas caiu para o Boca Juniors (ARG), que foi à decisão contra o River Plate (ARG). Este último, comandado por Marcelo Gallardo, inclusive, poderá ser o adversário dos alviverdes na semi.

Para o duelo desta quarta, a novidade no Palmeiras foi a entrada de Marcos na lateral direita, o que levou Gabriel Menino para o meio de campo. Dessa forma, a equipe ganhou em qualidade de jogo na faixa central, com Menino auxiliando a saída ao lado do primeiro volante Danilo, de característica mais defensiva.

Outra novidade esteve no banco de reservas. Afastado dos últimos três jogos após ter sido infectado pela Covid-19, o técnico Abel Ferreira voltou a trabalhar na beira do campo.

O português viu o Libertad assustar nos primeiros minutos, quando Weverton foi obrigado a fazer boa defesa em chute de Ferreira. Na sequência, Gustavo Scarpa teve a sua insistência premiada com a abertura do placar.

Em uma primeira tentativa, o meia recuperou a bola próximo à área paraguaia e chutou fraco com a perna direita, que não é a boa, nas mãos de Martín Silva. Na segunda oportunidade, o goleiro uruguaio nada pôde fazer.

Rony acabou atrapalhando a tentativa de finalização de Raphael Veiga, mas a bola sobrou para Scarpa, que bateu cruzado, desta vez com a esquerda, para fazer 1 a 0, aos 20 minutos.

O camisa 14 ainda arriscou novo chute de fora da área, na jogada que se mostrou mais efetiva no primeiro tempo: troca de passes e aproximações pelo meio para construir as oportunidades ofensivas.

Nos últimos dez minutos da etapa inicial, o Palmeiras assistiu à troca de passes do Libertad. Os paraguaios, sem conseguir infiltrar na defesa rival, passaram a buscar o jogo direto, forçando o trabalho de Luan e Gustavo Gómez pelo alto.

Gustavo Gómez teve um choque de cabeça no primeiro tempo, e precisou deixar o campo na etapa final
Gustavo Gómez teve um choque de cabeça no primeiro tempo, e precisou deixar o campo na etapa final - Alexandre Schneider/Reuters

O zagueiro paraguaio, autor do gol do Palmeiras no jogo de ida, teve um choque de cabeça no primeiro tempo e precisou jogar com uma touca na cabeça. Logo após a volta do intervalo, o defensor, ainda zonzo, pediu para ser substituído e deixou o campo.

Para o segundo tempo, o Libertad voltou com dois atacantes bastante experimentados para buscar o empate. Óscar Cardozo, 37, que disputou a Copa do Mundo de 2010 pelo Paraguai, e Héctor Villalba, 26, campeão da Libertadores (como reserva) pelo San Lorenzo, em 2014.

Com o grandalhão Cardozo (1,93 m), a estratégia dos paraguaios de agredir o Palmeiras pelo alto e tentar o jogo direto ficou ainda mais clara.

Contudo, aos 18 minutos da etapa final, a vida palmeirense ficou mais fácil. Iván Piris, ex-São Paulo, deu um pontapé sem bola em Raphael Veiga e, após checagem do VAR, recebeu o cartão vermelho.

Na sequência, aproveitando os espaços na defesa do Libertad, Gabriel Menino iniciou a jogada e acionou Marcos Rocha. O lateral foi ao fundo e cruzou rasteiro para Rony, que completou de carrinho para marcar o segundo, aos 22 do segundo tempo.

A equipe alviverde fechou a conta já no fim da partida, aos 36, com Gabriel Menino, que desta vez completou a jogada. Gustavo Scarpa, melhor jogador do Palmeiras nesta terça, recebeu na esquerda do ataque e rolou para o meia, que bateu de primeira para fechar a vitória e a classificação à semifinal.

Agora, o Palmeiras espera pelo vencedor do confronto entre River Plate (ARG) e Nacional (URU), que jogam na quinta (17), em Montevidéu. Os argentinos, que chegaram às últimas duas finais de Libertadores, venceram o jogo da ida, em Avellaneda, por 2 a 0.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.