Descrição de chapéu Copa Libertadores 2020

Palmeiras joga mal e fica no empate com Libertad pela Libertadores

Equipe sai na frente no confronto das quartas, mas sofre gol após falha de Weverton

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Palmeiras não soube aproveitar a fragilidade do Libertad (PAR), adversário desta terça-feira (8) pelas quartas de final da Libertadores, e ficou apenas no empate por 1 a 1.

Com o gol marcado no Paraguai, o time alviverde traz para o Brasil ao menos a vantagem de se classificar em caso de uma igualdade por 0 a 0 no confronto de volta, marcado para a próxima terça-feira (15), às 21h30, no Allianz Parque.

Em Assunção, duas jogadas de bola aérea definiram o placar no estádio Defensores del Chaco. Primeiro, coube a Gustavo Gómez, zagueiro do Palmeiras revelado pelo próprio Libertad, deixar os donos da casa em desvantagem, aos 39 minutos da etapa inicial.

Gustavo Gómez é abraçado por Rony após marcar contra o Libertad, pela Libertadores
Gustavo Gómez é abraçado por Rony após marcar contra o Libertad, pela Libertadores - Cesar Greco/Ag. Palmeiras

Ele balançou a rede justamente no momento em que a equipe paraguaia tinha o domínio da partida. Antes do lance do gol, o goleiro Weverton havia feito pelo menos três boas defesas e contado com a sorte de uma bola na trave.

Ao contrário do Palmeiras, time de melhor campanha na fase de grupos, o Libertad teve o pior desempenho entre os classificados para o mata-mata da competição sul-americana. Mas em campo, a diferença técnica entre os clubes desapareceu.

Novamente, o time alviverde deixava a impressão de que sentia a ausência do técnico Abel Ferreira à beira do campo. O português não viajou com a delegação palmeirense pois está com Covid-19. Ele passa bem, mas está isolado.

Sem as orientações dele durante a partida, os jogadores deixaram de lado o toque de bola objetivo para apostar em inversões de jogo e lançamentos para o ataque. A maioria sem sucesso.

A falta de triangulações já havia sido um problema no empate com o Santos no último fim de semana, pelo Brasileiro, também sem a presença do treinador.

Sem ele, o time alviverde só empatou. Foi assim também contra o Ceará, pelo confronto de volta das quartas da Copa do Brasil, quando o técnico cumpriu suspensão. O Palmeiras, porém, avançou por ter vencido a primeira partida.

Auxiliares de Abel, Vitor Castanheira e João Martins se revezaram para orientar os jogadores do Palmeiras no Paraguai. Castanheira, no entanto, acabou sendo expulso durante o jogo após reclamar com o árbitro.

Mesmo com a vantagem aberta na etapa inicial, o time brasileiro não conseguiu crescer e ampliar o placar no segundo tempo. Pelo contrário, deixou que o Libertad pressionasse até chegar ao empate, aos 16 minutos, com Espinoza. Ele aproveitou uma saída errada de Weverton e fez de cabeça.

Aos 51 minutos, Lucas Lima cometeu uma falta no lado esquerdo da defesa palmeirense, levou o segundo cartão amarelo na partida e acabou expulso.

Até o apito final, o confronto seguiu aberto, com chances para os dois lados. O Libertad ainda acertou a trave em cobrança de falta no último lance da partida, mas não conseguiu mudar o placar.

Quem avançar vai encarar o vencedor do confronto entre River Plate (ARG) e Nacional (URU). O primeiro jogo entre as equipes será na quinta-feira (10), às 21h30, na Argentina.​

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.