Descrição de chapéu Campeonato Brasileiro 2020

De olho na Libertadores, Palmeiras poupa titulares e perde para o Ceará

Equipe é derrotada pela segunda vez consecutiva no Brasileiro e fica longe do título

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Com titulares preservados, o Palmeiras perdeu neste domingo (24) para o Ceará por 2 a 1, em Fortaleza, e se afastou do título do Campeonato Brasileiro. Foi a segunda derrota consecutiva do time alviverde na competição —na quinta (21), a equipe paulista havia sido superada pelo Flamengo.

Estacionado nos 51 pontos, o Palmeiras permanece em quinto lugar e vê o líder Internacional, que tem um jogo a mais, ampliar a vantagem na ponta para 11 pontos. A equipe colorada venceu o clássico contra o Grêmio por 2 a 1 de virada, com gol de pênalti no último minuto, em partida também realizada neste domingo, e chegou a 62 pontos.

O prejuízo poderia ter sido ainda maior para o clube alviverde. Dos seis primeiros colocados do Brasileiro, apenas o Inter venceu. O Flamengo (55 pontos), em terceiro, perdeu para o Athletico. No sábado, o São Paulo (58 pontos), vice-líder, não saiu da igualdade contra o Coritiba, e o Atlético-MG (54 pontos) perdeu para o Vasco. O Grêmio, em sexto, também tem 51 pontos.

Para a partida deste domingo, o técnico Abel Ferreira decidiu preservar quase todos os titulares —além de disputar as primeiras posições do Brasileiro, o Palmeiras está nas finais da Libertadores e da Copa do Brasil.

Patrick de Paula voltou a atuar pelo Palmeiras na derrota para o Ceará
Patrick de Paula voltou a atuar pelo Palmeiras na derrota para o Ceará - Cesar Greco/Ag Palmeiras

Jogadores como Weverton, Gabriel Menino e Luiz Adriano, destaques da equipe alviverde na temporada, nem sequer viajaram a Fortaleza.

Por outro lado, o treinador optou por dar ritmo a atletas que se recuperaram de lesões e que devem ganhar sequência na reta final da temporada, como o zagueiro titular Gustavo Gómez, machucado desde a segunda partida contra o River Plate, pela semifinal da competição sul-americana, e Patrick de Paula.

Felipe Melo, que não jogava desde novembro, também voltou a atuar pela equipe alviverde.

Logo aos 9 minutos do primeiro tempo, o meia Gustavo Scarpa, reserva no time de Abel, escorregou ao tentar interceptar lançamento e viu Lima invadir a área e abrir o placar para os donos da casa.

O segundo gol da equipe cearense foi marcado por Vina aos 29 minutos do primeiro tempo, após pênalti cometido por Patrick de Paula, que se recuperou de lesão na coxa e havia sido desfalque nos últimos quatro jogos.

O Palmeiras ainda descontou com Gabriel Veron aos 32 minutos do primeiro tempo e esboçou reação na segunda etapa, mas parou na boa atuação do goleiro Richard.

Foi a penúltima partida do Palmeiras antes da final da Libertadores, contra o Santos, no dia 30. Antes, a equipe voltará a campo pelo Brasileiro na terça (26), contra o Vasco, no Allianz Parque.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.