Descrição de chapéu Campeonato Brasileiro 2020

Flamengo bate Palmeiras e afasta rival da luta pelo título brasileiro

Equipe alviverde joga mal e perde para a rubro-negra em confronto direto do Nacional

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Num confronto direto pelas primeiras posições do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras jogou mal diante do Flamengo nesta quinta-feira (21), no estádio Mané Garrincha, em Brasília, e acabou derrotado por 2 a 0.

O time alviverde praticamente repetiu a mesma escalação que havia goleado o Corinthians na segunda-feira (18), por 4 a 0. A exceção foi Mayke, suspenso, que deu lugar a Marcos Rocha.

Com o resultado, o Flamengo foi a 55 pontos, em terceiro, a quatro do líder Internacional (59) —com um jogo a menos e ainda terá um confronto direto com os gaúchos. Já o Palmeiras, estacionado nos 51, ficou mais distante da briga pelo título.

Lance em que Kuscevic chuta a bola contra Luan e o zagueiro palmeirense manda bola contra a própria meta
Lance em que Kuscevic chuta a bola contra Luan e o zagueiro palmeirense manda bola contra a própria meta - Adriano Machado/Reuters

O duelo em Brasília poderia ter tomado um rumo diferente se o palmeirense Willian não tivesse perdido um gol logo aos 3 minutos de jogo, sozinho na área, com o goleiro Hugo praticamente batido.

Ainda que tenha conseguido segurar o ímpeto ofensivo do Flamengo, que depois do erro do atacante alviverde passou a dominar a partida, um vacilo inusitado de sua dupla de zaga fez a equipe paulista virar a etapa inicial em desvantagem, com um gol contra de Luan aos 45 minutos.

Depois que Arrascaeta invadiu a área e a bola passou no meio das pernas do goleiro Weverton, Kuscevic tentou salvar em cima da linha, mas chutou em direção ao próprio companheiro de zaga, e a bola tomou o caminho do gol.

O erro do Palmeiras foi um dos reflexos da pressão exercida pelo Flamengo durante boa parte do primeiro tempo. Os cariocas chegaram a ter 60% da posse de bola, quase sempre no ataque.

Tabelas com toques rápidos entre Everton Ribeiro, Arrascaeta e Diego, além das infiltrações de Gabigol e Bruno Henrique, permitiam ao time carioca furar uma das defesas mais sólidas deste Nacional.

Em 12 jogos no torneio sob o comando de Abel Ferreira (contando o confronto desta quinta), a equipe paulista não sofreu gol em sete —no geral, é a segunda defesa menos vazada, com 28 gols sofridos, três a mais do que o Grêmio, líder da estatística.

Depois do intervalo, o cenário foi muito parecido com o do primeiro tempo. Logo nos primeiros minutos, o Palmeiras desperdiçou uma boa chance com Gabriel Menino. Depois, ainda viu o Flamengo chegar ao gol novamente, com Pepê, aos 37.

Com reservas, Santos perde do Fortaleza fora de casa

​Também nesta quinta, no estádio Castelão, o Santos foi a campo com uma formação reserva e acabou derrotado pelo Fortaleza por 2 a 0.

O volante Juninho, de pênalti, e o atacante Wellington Paulista fizeram os gols do jogo. Jean Mota, no primeiro tempo, perdeu um pênalti para os santistas.

Com o resultado, o time alvinegro ficou estacionado nos 45 pontos, a seis do Grêmio, o sexto, com 51. Os gaúchos são o último time na zona de classificação para a Libertadores de 2021 atualmente, mas essa faixa poderá ser ampliada com as vagas diretas no torneio continental destinadas aos campeões da Libertadores de 2020 e da Copa do Brasil.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.