Descrição de chapéu Campeonato Brasileiro 2020

Palmeiras encara Ceará tentando controlar ritmo e sobreviver no Brasileiro

Finalista da Libertadores, time alviverde dosa forças, assim como o rival Santos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Palmeiras começou a semana da melhor maneira possível, goleando o arquirrival Corinthians na segunda-feira (18). Na quinta (21), não desfrutou de jornada tão feliz e perdeu para o Flamengo. Agora, procura manter as chances de título do Campeonato Brasileiro.

Finalista da Copa Libertadores e da Copa do Brasil, a equipe alviverde vive uma sequência muito dura de jogos. Neste domingo (24), o compromisso é pelo Nacional de pontos corridos, contra o Ceará, às 16h, em Fortaleza, com transmissão da TV Globo para São Paulo, da TNT e do Premiere.

Vencer é quase obrigatório na briga pela taça. Em quinto lugar, com 51 pontos, os comandados de Abel Ferreira estão a oito do Internacional, que começou a rodada na liderança e tem uma partida a mais. É preciso apressar a caça, porque a competição já está no final.

O goleiro Weverton confia na força do Palmeiras - Fabio Menotti/Palmeiras/Divulgação

“O trabalho está sendo muito bem-feito, estamos no caminho certo. Tivemos uma derrota que não pode nos abater, porque há muita coisa grande pela frente. É ter tranquilidade, administrar a nossa força e nos concentrar no Ceará”, disse o goleiro Weverton.

Administrar a força é importante justamente pela maratona que encara o Palmeiras. O time voltará a campo já na próxima terça (26), contra o Vasco, no Allianz Parque, pelo Brasileiro. Aí, haverá alguns dias até a final da Libertadores, no sábado (30), contra o Santos, no Maracanã.

“Vamos fazer o que estamos a fazer sempre: gestão de energia. Essa tem sido a nossa filosofia, buscamos atuar na força máxima em todos os jogos. Tem sido um trabalho tremendo gerir não só o resultado mas o tempo de jogo dos atletas”, afirmou Abel.

Neste final de semana, no Castelão, o português não poderá contar com o meia Raphael Veiga, suspenso. E vai encarar um adversário que vem de vitória por 4 a 0 sobre o Goiás, resultado que animou o agora décimo colocado na luta por uma vaga na próxima Libertadores.

A grande arma do Ceará é o meia-atacante Vina, que marcou dois gols e deu os passes para os outros dois na goleada sobre a formação esmeraldina. Ele colocou 11 bolas na rede no Brasileiro e espera, diante do Palmeiras, mostrar novamente sua eficiência.

Santos enfrenta o desesperado Goiás

Já sem chances reais de brigar pelo título do Campeonato Brasileiro, o Santos entra em campo neste domingo (24) pela competição nacional. O adversário é o Goiás, que está na penúltima colocação e com risco enorme de rebaixamento à segunda divisão.

Marcada para as 18h15, na Vila Belmiro, a partida terá transmissão do Premiere. No duelo, os comandados de Cuca buscarão a recuperação após a derrota por 2 a 0 para o Fortaleza, na última quinta (21), resultado obtido com uma formação reserva.

Como não pode entrar em campo, o ex-meia Cuca vem escalando garotos na equipe do Santos - Ivan Storti/Santos FC

Envolvido na final da Copa Libertadores, agendada para o próximo sábado (30), o time preto e branco vem dosando forças no Brasileiro. Mas a ideia é conseguir bons jogos para chegar com moral à decisão continental, contra o Palmeiras.

O embate em casa com o Goiás, que vem de derrota por 4 a 0 para o Ceará, oferece, em tese, uma oportunidade para levantar o ânimo. Como tiveram descanso no meio de semana, os titulares, ou ao menos parte deles, têm boa chance de participar do confronto.

O Santos ainda atuará mais uma vez pelo Brasileiro, na próxima terça (26), diante do Atlético-MG, em Belo Horizonte, antes de se concentrar na final da Libertadores. Pontuar é importante, porém manter o grupo inteiro para o grande objetivo é mais ainda.

“Temos um elenco enxuto. Então, temos medido bem a situação, falado com os jogadores para entender como estão se sentindo”, afirmou Cuca, que vem utilizando garotos com bastante frequência nos compromissos mais recentes.

Independentemente da escalação, o treinador pensa em buscar os pontos no Brasileiro como uma espécie de estepe. Vencer a decisão da Libertadores valerá vaga na próxima edição da disputa, mas, em caso de derrota para o Palmeiras, a presença no torneio de 2021 estará em risco.

O Santos hoje está fora da zona de classificação ao certame continental. Com 45 pontos, o time ocupa a nona colocação. São seis de distância para o chamado G6, embora ele possa se tornar G7 ou G8 a depender dos resultados das finais da Copa do Brasil e da própria Libertadores.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.