Descrição de chapéu Campeonato Brasileiro 2020

Santos e Botafogo fazem duelo da euforia contra o desespero no Brasileiro

Finalista da Libertadores, alvinegro paulista enfrenta o carioca, quase rebaixado à Série B

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

​Há pouco em comum, além das cores do uniforme, nas equipes que se enfrentarão neste domingo (17), às 16h, na Vila Belmiro, pelo Campeonato Brasileiro, com transmissão do Premiere. Contrasta com a euforia do Santos o desespero do Botafogo, em situação muito difícil neste início de 2021.

Finalista da Copa Libertadores, o alvinegro de São Paulo vive o entusiasmo de uma classificação à decisão obtida em um massacre sobre o Boca Juniors. Penúltima colocada do Nacional, a formação do Rio de Janeiro vê o rebaixamento bem perto.

Do lado santista, o clima é de alegria. Mesmo com todos os problemas recentes do clube, com impeachment de presidente e salários atrasados, o time de Cuca vem apresentando um futebol convincente e está a um passo do topo da América do Sul.

Santos venceu o clássico com o São Paulo recheado de reservas na última rodada
Santos venceu o clássico com o São Paulo recheado de reservas na última rodada - Amanda Perobelli - 10.jan.2021/Reuters

“Não estamos com o salário atrasado. Estamos fazendo uma poupança”, brincou o treinador, que tem desempenhado papel importante no trato com os atletas a respeito do assunto. “Uma hora, os caras vão pagar. Estamos com um novo presidente, que está organizando as coisas.”

No Brasileiro, muito pela prioridade dada à disputa continental, a campanha é irregular. O Santos teve uma sequência de quatro partidas sem vitória na competição antes de mostrar força, mesmo recheado de reservas, para vencer o clássico contra o São Paulo no último fim de semana.

A equipe da Vila Belmiro chegou à 30ª rodada na nona colocação –com 28 jogos, um a menos do que parte dos concorrentes. Os números da tabela não importarão muito em caso de título da Libertadores, mas valerão a vaga na próxima edição do torneio se a taça não vier no fim deste mês.

Como o nono lugar não é suficiente para a classificação, os jogadores esperam novamente superar as dificuldades e conquistar mais três pontos. É possível, outra vez, que vários dos titulares ganhem descanso.

O atacante Arthur Gomes deve ter chance no ataque do Santos na partida contra o Botafogo, no domingo, na Vila Belmiro - Ivan Storti/Santos FC

Haverá mudanças obrigatórias no gol e na cabeça da área. Como João Paulo está suspenso e John continua afastado por Covid-19, a meta será defendida por Vladimir. No meio-campo, também suspenso, o volante Alison deverá ser substituído por Jobson ou Vinicius.

Já o Botafogo tem problemas que vão muito além da escalação. O presidente Durcesio Mello publicou nesta semana uma nota mostrando sua insatisfação com o desempenho do time e afirmou ter aplicado “punições administrativas [multas]” em atletas por “falta de comprometimento”.

A equipe venceu apenas 1 de suas últimas 16 partidas. Só no Brasileiro, são 10 derrotas nos 11 jogos mais recentes. No final de semana passado, os comandados de Eduardo Barroca levaram 3 a 0 do rival Vasco, que também luta contra o rebaixamento.

Com 23 pontos em 29 partidas, o clube carioca está em 19º lugar, nove pontos atrás do primeiro time fora da zona da degola. De acordo com o matemático Tristão Garcia, o risco de queda à Série B é de 98%.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.