Descrição de chapéu Tóquio 2020

Chefe dos Jogos de Tóquio sugere limitar falas de mulheres em encontros

Yoshiro Mori deu declarações sexistas em evento aberto para imprensa no Japão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O presidente do comitê organizador dos Jogos de Tóquio-2020, Yoshiro Mori, deu declarações sexistas durante um encontro com o Comitê Olímpico Japonês aberto à imprensa nesta quarta-feira (3).

De acordo com o jornal japonês Asahi Shimbun, um dos maiores diários do país, ele reclamou que reuniões com mulheres são muito longas, ao responder a uma pergunta sobre o plano do comitê de aumentar o número de mulheres no seu conselho para 40% do total.

“Em conselhos com muitas mulheres, as reuniões levam muito tempo”, disse Mori, 83, rindo, segundo o Asahi Shimbun. “As mulheres têm um forte sentido de competição. Se uma pessoa levanta a mão, outras provavelmente pensam: também preciso dizer algo. É por isso que todo o mundo fala."

"Se você aumenta o número de membros executivos femininos, e se seu tempo de palavra não estiver limitado em certa medida, terá dificuldade para terminar, o que é irritante", acrescentou Mori, ex-primeiro-ministro do Japão (2000-2001). “É preciso regular o tempo de uso da palavra até certo ponto, ou então nunca seremos capazes de terminar."

Yoshiro Mori durante entrevista coletiva sobre os Jogos
Yoshiro Mori durante entrevista coletiva sobre os Jogos - Takashi Aoyama - 28.jan.21/Pool/AFP

Questionado por agências de notícias, a assessoria de imprensa de Tóquio-2020 não comentou as palavras de Mori, que repercutiram negativamente nas redes sociais.

Também nesta quarta, os organizadores da Olimpíada começaram a anunciar informações mais concretas a respeito de protocolos sanitários que deverão ser adotados durante os Jogos. Até o momento eles estão mantidos para julho e agosto deste ano, mesmo em meio à pandemia de Covid-19.

Com AFP e The New York Times

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.