Descrição de chapéu Mundial de Clubes 2020

Palmeirense Marcos Rocha tenta apagar decepção e revolta vividas no Mundial

Lateral não passou da semifinal com o Atlético-MG, em 2013, e esbravejou com Cuca

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Oito anos após uma primeira experiência da qual não guarda boas lembranças, Marcos Rocha, 32, voltará a disputar o Mundial de Clubes da Fifa com a esperança de conquistar o título que ele não conseguiu pelo Atlético-MG, em 2013.

Dos 23 inscritos pelo Palmeiras para a competição no Qatar, o lateral e o atacante Luiz Adriano, 33, são os únicos que já disputaram o torneio. Enquanto o atacante foi campeão em 2006 pelo Internacional, Marcos Rocha não passou de um terceiro lugar com o time mineiro após derrota para o Raja Casablanca (MAR) na semifinal.

Neste domingo (7), os dois devem ser titulares na estreia do Palmeiras no Mundial contra o Tigres (MEX), às 15h (Globo), pela semifinal. O Bayern de Munique (ALE) encara o Al Ahly (EGI), na segunda-feira (8), também às 15h.

Latetal Marcos Rocha durante treinamento do Palmeiras
Latetal Marcos Rocha durante treinamento do Palmeiras - Cesar Greco 28.jan.21/Ag. Palmeiras

Brasileiros e alemães são favoritos a avançarem à decisão, marcada para a próxima quinta-feira (11). É um cenário semelhante ao da edição de 2013 do Mundial, disputada no Marrocos, quando o próprio Bayern ficou com o título.

Naquela ocasião, porém, o esperado duelo entre o campeão da Libertadores e o da Champions League não se concretizou.

A equipe atleticana, formada por nomes experientes como Victor, Marcos Rocha, Réver, Diego Tardelli, Jô e Ronaldinho Gaúcho, teve atuação decepcionante e acabou derrotada por 3 a 1.

Para o ex-volante Pierre, 39, também titular naquele duelo, muitos fatores contribuíram para o revés. "Quando acabou o Brasileiro, nós ficamos 15 dias trancados dentro de um hotel, treinando. Não fizemos um jogo treino, não fizemos nada", disse à Folha.

Na visão do ex-jogador, a pressão sobre o Atlético, que buscava um título inédito, além da ansiedade por poder enfrentar o Bayern, também contribuíram para aquela derrota. "Não tem como você ter um Bayern no torneio e não ficar pensando em enfrentá-lo."

Diante do Raja Casablanca, a equipe mineira demonstrou ansiedade para tentar resolver a partida. A pressa fez os brasileiros desperdiçarem três chances claras, duas com e uma com Fernandinho, ainda no primeiro tempo.

No início do segundo tempo, os marroquinos abriram o placar com Iajour, aos 6 minutos.

O nervosismo atleticano ficou mais evidente quando Cuca resolveu sacar Marcos Rocha, aos 17 minutos. Irritado com a decisão, o jogador saiu de campo xingando o comandante.

"Burro pra c... Cuca é o c...! Vai tomar no c...!", esbravejou. Após a partida, ele admitiu a irritação por ter sido sido substituído. "Não achei correta a substituição. Mas não é justificativa para o que aconteceu."

O ato de indisciplina lhe rendeu uma multa do clube e ainda estremeceu a relação de confiança que tinha com o treinador, com o qual foi titular no Atlético em 2012 e 2013.

No minuto seguinte à saída do lateral, o time brasileiro chegou ao empate, com Ronaldinho Gaúcho, em cobrança de falta. A reação, porém, parou por aí. Após desperdiçar chances, o Atlético viu Moutouali colocar os marroquinos novamente à frente, aos 39, de pênalti, e Mabidé fechar a conta, aos 49.

"Talvez nossa audácia também tenha prejudicado. Não tivemos tanta cautela, partimos para cima e não fugimos do que éramos acostumados", aponta Pierre.

Por ironia do destino, a nova chance de o lateral conquistar o título mundial passou por um entrevero com Cuca nos minutos finais da decisão da Libertadores vencida pelo Palmeiras sobre o Santos, por 1 a 0.

Já nos acréscimos da etapa final, o técnico segurou a bola após ela sair de campo, impedindo o jogador de cobrar um arremesso lateral. O comandante santista acabou sendo expulso.

Na sequência, com a retomada do duelo, o time alviverde marcou o gol da vitória no Maracanã, com Breno Lopes, após cruzamento de Rony.

"Nós estávamos discutindo o lance e quase não vimos o gol", disse Cuquinha, auxiliar técnico do Santos. "Dá certa dor porque foi o Marcos Rocha", afirmou, depois de lembrar do tempo em que trabalhou com o atleta no Atlético.

Cuca, que não pôde dar entrevista no dia da final por ter sido expulso, falou nesta semana sobre o ocorrido e não criticou o ex-comandado. "Ele [Rocha] não fez o suficiente para a celeuma que o árbitro criou. Não tomamos gol porque treinador foi expulso, foi uma coincidência horrível."

Marcos Rocha durante treinamento do Palmeiras na cidade de Doha, Qatar
Marcos Rocha durante treinamento do Palmeiras na cidade de Doha, Qatar - Cesar Greco/Ag. Palmeiras

Enquanto ainda sobram lamentações para os santistas, o bicampeão da Libertadores Marcos Rocha vive a expectativa de conquistar o seu quarto título pelo Palmeiras.

Ele está no clube desde 2018, quando chegou emprestado pelo Atlético-MG. Naquele ano, ganhou o Campeonato Brasileiro, sendo titular em 20 das 38 rodadas. Nesta temporada, antes da conquista da Libertadores, ajudou a ganhar o Campeonato Paulista.

Ao todo, ele tem 138 jogos pelo clube alviverde, 132 como titular. Marcou seis gols e deu 20 assistências. Na atual temporada, atuou em 46 partidas, 42 entre os 11 iniciais, fez dois gols e deu cinco assistências.

Veron é cortado do Mundial

O Palmeiras confirmou na tarde desta sexta-feira (5) que o atacante Gabriel Veron, 18, não terá condições de jogo no Mundial de Clubes. Cortado da disputa, o atacante será substituído na lista de inscritos pelo lateral esquerdo Lucas Esteves, 20.

O jogador, que já havia ficado de fora da final da Libertadores, viajou com a delegação palmeirense para o Qatar ainda em recuperação de uma lesão muscular na coxa esquerda.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.