Descrição de chapéu Campeonato Brasileiro 2020

Santos empata com Fluminense no fim e garante vaga na Libertadores

Na despedida de Cuca, Jean Mota marca aos 41 minutos da segunda etapa na Vila Belmiro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Com um gol no fim do jogo, o Santos empatou com Fluminense em 1 a 1, neste domingo (21), na Vila Belmiro, pelo Campeonato Brasileiro, e garantiu vaga na fase prévia da próxima Copa Libertadores.

Atual vice-campeão da América, o time alvinegro praiano permanece em oitavo lugar, com 54 pontos, mas não pode mais ser ultrapassado por Athletico, Corinthians e Bragantino (todos com 50 pontos), que não venceram suas partidas e continuam na 9ª, 10ª, 11ª posições, respectivamente.

O técnico Cuca comanda o Santos contra o Fluminense, neste domingo (21), pelo Brasileiro
O técnico Cuca comanda o Santos contra o Fluminense, neste domingo (21), pelo Brasileiro - Ivan Storti/Santos FC

A vaga no torneio continental foi assegurada depois que o Bragantino ficou no empate sem gols com o Goiás na noite deste domingo. O resultado rebaixou o clube esmeraldino para a Série B.

A partida deste domingo também marcou a despedida do técnico Cuca do Santos. Ele já havia acertado o fim do vínculo ao término da temporada, mas as partes optaram por adiantar a saída. Em nota, o clube agradeceu o profissionalismo do treinador, que já teve Covid-19, perdeu um sogro que teve a doença e agora enfrenta outros casos na família. Sua mãe e uma das filhas estão internadas em Curitiba.

"Em meio às dificuldades financeiras do Santos e no contexto de uma pandemia global, Cuca também conseguiu ajudar a levar o Peixe à final da Libertadores de 2020, com uma equipe recheada de Meninos da Vila", diz trecho da nota.

Ele termina essa sua terceira passagem pelo Santos com 44 jogos, 18 vitórias, 14 empates e 12 derrotas.

“Ele foi mais do que um técnico, foi um gestor de pessoas. Uniu o time em busca dos objetivos. Foi fundamental, abraçou a molecada, deixou de lado os problemas de bastidores do clube, criou um clima excelente dentro do grupo e isso foi espelhado nos resultados. A sua participação foi um dos motivos, senão o maior, de termos esses feitos. Obrigado, Cuca!”, declarou o presidente Andres Rueda.

Com a bola rolando, o Santos teve dificuldades contra um organizado Fluminense, que ocupa a quinta colocação e ainda disputa uma vaga direta na Libertadores —o São Paulo, em quarto, tem um jogo a menos e enfrenta o Botafogo nesta segunda (22).

Em jogo truncado, o Santos ameaçou o adversário pela primeira vez só aos 43 do primeiro tempo, em cobrança de falta de Sandry, para fora. ​

Marinho durante partida contra o Fluminense, neste domingo (21), pelo Brasileiro
Marinho durante partida contra o Fluminense, neste domingo (21), pelo Brasileiro - Ivan Storti/Santos FC

Já o Fluminense marcou mais presença ofensiva na primeira etapa e abriu o placar com o atacante Lucca, que recebeu ótimo passe de Luiz Henrique, ficou na cara do gol e chutou cruzado aos 16 minutos

Pouco depois, Fred quase ampliou em chute forte após bate-rebate dentro da área, mas João Paulo fez excelente defesa e salvou a meta santista.

O segundo tempo continuou brigado e com várias faltas, mas sem muitas chances de gol. O lateral Felipe Jonatan, quase empatou em chute de fora da área, mas Marcos Felipe espalmou para fora.

No fim do jogo, o zagueiro Nino, do Fluminense, foi expulso por ofender o árbitro. Com um a mais, o Santos se lançou ao ataque e empatou com Jean Mota, aos 41 minutos, após cobrança de falta de Soteldo.

Flamengo, Internacional, Atlético-MG, São Paulo, Fluminense, Grêmio, Palmeiras e Santos serão os representantes do país na próxima Libertadores. Resta definir quem entre os tricolores paulista e carioca irá direto para a fase de grupos via G4 do Brasileiro. O Grêmio, que pega o atual campeão continental Palmeiras na final da Copa do Brasil, também tentará garantir lugar nessa etapa da competição com o título.

Na última rodada do Brasileiro, quinta (25), o Santos enfrentará o Bahia em Salvador, e o Fluminense receberá o Fortaleza.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.