São Paulo dá fim a jejum ao vencer o Grêmio e fica perto de vaga na Libertadores

Equipe tricolor, que vinha de oito jogos sem vitória, triunfou pela 1ª vez em 2021

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Enfim o São Paulo conquistou sua primeira vitória em 2021. Depois de oito partidas seguidas sem vencer, a equipe do Morumbi bateu o Grêmio neste domingo (14), de virada, em Porto Alegre, por 2 a 1, em duelo pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Coube a Tchê Tchê e Luciano marcarem os gols que findaram o incômodo jejum tricolor, no qual a equipe acumulou quatro empates e quatro derrotas. Diego Souza anotou para os gremistas.

Ao fazer as pazes com a vitória, o São Paulo chegou a 62 pontos, na quarta colocação do Nacional, o que deixa o time mais perto de conquistar uma vaga direta na Libertadores.

Além disso, mantém viva a esperança de conquistar o título brasileiro. Para isso, porém, precisará de uma grande combinação de resultados: ganhar seus três jogos, torcer para um empate entre Internacional e Flamengo no próximo domingo (21) e para que o Corinthians derrote o Inter na última rodada.

Neste momento, o time está sete pontos atrás do líder Internacional (69), mas tem um jogo a menos em relação aos gaúchos, que só terão mais dois jogos até o fim do Nacional, assim como Flamengo (68) e o Atlético-MG (62), segundo e terceiro colocados, respectivamente.

Luciano comemora gol contra o Grêmio, em Porto Alegre, em partida pelo Campeonato Brasileiro
Luciano comemora gol contra o Grêmio, em Porto Alegre, em partida pelo Campeonato Brasileiro - Pedro H. Tesch/Agif

Diante do Grêmio, a equipe do Morumbi teve um confronto direto pela vaga direta na Libertadores. Caso tivesse perdido, empataria em pontos com os gaúchos.

Daí a importância da reação do time do Morumbi, que não vencia desde 26 de dezembro, quando ganhou do Fluminense, também fora de casa. Na próxima sexta-feira (19), o São Paulo terá pela frente o clássico com o Palmeiras, no Morumbi, em partida atrasada, válida pela 34ª rodada.

Até lá, terá tempo de corrigir os erros que cometeu no primeiro tempo da partida em Porto Alegre, para não sair novamente atrás no placar.

O gol de Diego Souza, aos 32 minutos, foi resultado de uma falha de Arboleda na tentativa de cortar um cruzamento da direita. O zagueiro cabeceou fraco e a bola sobrou dentro da grande área para o atacante gremista marcar o 13º gol dele no Brasileiro, num raro lance de perigo no primeiro tempo.

O São Paulo só foi dar trabalho a Vanderlei na etapa final. Com mais ímpeto ofensivo, time passou a jogar bem e chegou ao empate aos 17 minutos, quando Tchê Tchê finalizou de fora da área e surpreendeu Vanderlei.

O Grêmio acusou o golpe, desorganizou-se e viu o adversário virar a partida. Luciano, em jogada individual, marcou o segundo dos são-paulinos, aos 22 minutos.

Daniel Alves ainda acertou uma bola na trave, numa demonstração de que o São Paulo tinha o controle do jogo e queria matar a partida.

Nos acréscimos, com a partida sob tensão, o Grêmio ainda ficou com um a menos. Pinares foi expulso, após levar o segundo cartão amarelo na partida.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.