São Paulo recebe o Palmeiras por consolidação no G4 do Brasileiro

Clube do Morumbi tem dois pontos de vantagem sobre o Fluminense, quarto colocado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O São Paulo recebe na noite desta sexta-feira (19) o Palmeiras, às 21h30, no Morumbi, em clássico atrasado da 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida será transmitida pelo Premiere.

A equipe do técnico interino Marcos Vizolli, que vem de vitória fora de casa sobre o Grêmio, busca se aproximar da vaga direta à fase de grupos da próxima Copa Libertadores.

Com 62 pontos na terceira colocação, o São Paulo tem dois a mais que o quarto colocado Fluminense, mas uma partida a menos que os cariocas –ficarão igualados com o Choque-Rei desta sexta.

Luciano em treino do São Paulo no Morumbi, palco do clássico com o Palmeiras
Luciano em treino do São Paulo no Morumbi, palco do clássico com o Palmeiras - São Paulo FC/Divulgação

Caso vença o Palmeiras no Morumbi, o time são-paulino abrirá cinco pontos de diferença para o Fluminense e precisará apenas de uma vitória, sobre o já rebaixado Botafogo na próxima rodada, para assegurar um lugar na fase de grupos do torneio continental.

Há ainda a possibilidade de que uma sequência de triunfos recoloque o São Paulo na briga pelo título brasileiro.

Para isso, além de vencer Palmeiras e Botafogo, a equipe de Vizolli precisa que Internacional e Flamengo empatem no domingo (21), pela 37ª rodada.

Na rodada final do Nacional, o clube do Morumbi receberá o Flamengo, na capital paulista. Triunfo sobre os rubro-negros e derrota do Inter para o Corinthians daria o título ao São Paulo.

A meta mais realista, contudo, é confirmar uma vaga na fase de grupos da Libertadores e evitar passar pelas fases preliminares, como aconteceu em 2019, quando os tricolores enfrentaram o Talleres, da Argentina, e acabaram eliminados da competição.

Para o Choque-Rei, Gonzalo Carneiro e Pablo brigam pela titularidade ao lado de Luciano no ataque são-paulino.

O uruguaio fez parte dos 11 iniciais da vitória contra o Grêmio, em Porto Alegre, e teve boa atuação na capital gaúcha no triunfo por 2 a 1, de virada. Com Vizolli, Carneiro foi utilizado como referência na frente, atuando entre os zagueiros.

No primeiro turno, São Paulo conseguiu sua primeira vitória sobre o Palmeiras no Allianz na história
No primeiro turno, São Paulo conseguiu sua primeira vitória sobre o Palmeiras no Allianz na história - São Paulo FC - 10.out.2020/Divulgação

Já Pablo não marca um gol no Campeonato Brasileiro desde agosto de 2020, quando ainda era titular da equipe. No decorrer da competição, o camisa 9 perdeu a vaga para o jovem Brenner, que foi vendido pelo clube do Morumbi –se transferiu para o FC Cincinnati, da MLS.

O Palmeiras, que vem de extenuante maratona de jogos e já não briga pelo título brasileiro, deverá mandar a campo sua equipe titular.

Abel Ferreira pensa em utilizar o clássico como duelo preparatório para a final da Copa do Brasil, último objetivo dos alviverdes na atual temporada. O clube do Palestra Itália encara o Grêmio na decisão do torneio –o duelo de ida será disputado no dia 28 deste mês, em Porto Alegre, e o da volta no dia 7 de março, no Allianz Parque.

"Sabemos que é um jogo diferente", disse o técnico português sobre o clássico. "Nossa programação não tem que ser feita jogo a jogo, mas naquilo que é presente e futuro, a Copa do Brasil. Todos os jogos servem de preparação e avaliação de todos, eu e jogadores. Sabemos que é um jogo especial."

Desfalque certo para o Choque-Rei, e talvez para a final da Copa do Brasil, é o meio-campista Gabriel Menino, que se lesionou no segundo tempo da derrota para o Coritiba, na última quarta (17). O palmeirense sofreu uma entorse no tornozelo direito e já iniciou tratamento intensivo para ficar à disposição do Palmeiras nos confrontos com o Grêmio.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.