Descrição de chapéu Campeonato Brasileiro 2020

Campeonato Brasileiro de 2021 terá limite para troca de técnicos

Regra foi aprovada pelos clubes em conselho técnico da CBF nesta quarta-feira (24)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Pela primeira vez na história, a Série A do Campeonato Brasileiro será disputada com limite para troca de técnicos. A medida foi anunciada na noite desta quarta-feira (24) pela CBF e será válida para a edição 2021 do torneio.

Caso um time demita o treinador que começou a competição, poderá contratar apenas mais um profissional para o cargo. Se mandar um segundo técnico embora ao longo do campeonato, precisará pôr no lugar alguém que já seja seu funcionário por pelo menos seis meses.

Já os técnicos terão a possibilidade de pedir as contas apenas uma vez para dirigir outra equipe na disputa. Se forem demitidos, não sofrerão limitações, assim como os clubes estarão livres das restrições em caso de pedido de demissão de treinadores.

A nova regra valerá apenas para a Série A do Nacional, que tem a rodada inicial prevista para os dias 29, 30 e 31 de maio. A principal disputa de clubes do país deve terminar no dia 5 de dezembro.

A proposta foi apresentada pelo presidente da CBF, Rogério Caboclo, aos 20 clubes da elite do Brasileiro durante congresso técnico e acabou aprovada por uma margem apertada, segundo o site GE: 11 a 9.

Essa mudança era uma vontade antiga do dirigente da confederação, mas já havia sido barrada em votações anteriores.

“É um grande avanço do futebol brasileiro, que fará bem tanto aos clubes quanto aos treinadores. Vai implicar em uma relação mais madura e profissional e permitir trabalhos mais longos e consistentes. É o fim da dança das cadeiras dos técnicos no futebol brasileiro”, afirmou Caboclo, em nota divulgada pela CBF. “Significa organização administrativa e planejamento financeiro.”

Na edição 2020 do Nacional, que terminou com título do Flamengo em fevereiro, 27 treinadores foram demitidos e 4 saíram de suas equipes por conta própria.

Os únicos que permaneceram no cargo do início ao fim da competição foram Jorge Sampaoli (Atlético-MG), Guto Ferreira (Ceará) e Renato Gaúcho (Grêmio) –Cuca deixou o Santos ao término da penúltima rodada, em decorrência de um problema de saúde na família. Entre os quatro rebaixados (Vasco, Goiás, Coritiba e Botafogo), todos fizeram no mínimo duas trocas de treinador.

Os dois técnicos se cumprimentam
No Brasileiro do ano passado, Inter contratou Abel Braga durante a competição, enquanto Grêmio permaneceu com Renato Gaúcho - Diego Vara - 24.jan.21/Reuters

Caboclo também aproveitou o encontro para enaltecer a retomada do futebol no ano passado, após quase quatro meses de paralisação em razão da pandemia.

"Quero dizer que sinto orgulho de termos dado continuidade ao futebol juntos, depois de uma paralisação de mais de três meses [em 2020]. Além disso, conseguimos entregar, ultrapassando o ano de 2020, todas as 21 competições que a CBF se propôs a fazer. Todas elas", destacou o dirigente na reunião por videoconferência.

O principal mandatário do futebol brasileiro esteve envolvido em uma polêmica que estourou no início desta semana, em vídeo divulgado pelo jornal O Dia, referente a uma reunião virtual no dia 10 de março com dirigentes de clubes.

Na ocasião, Caboclo reafirmou sua posição pela continuidade do futebol nacional e usou a Rede Globo e os patrocinadores como munição para pressionar as agremiações, que teriam as receitas congeladas em caso de paralisação. Em São Paulo, por exemplo, há proibição de jogos, imposta pelo governo estadual.

Outro assunto colocado em pauta no conselho técnico foi a manutenção das cinco substituições de jogadores. A alteração se deu já na retomada do futebol, após a primeira paralisação em decorrência da pandemia de Covid-19, no ano passado. A medida, que seguirá em vigor, foi uma sugestão da Fifa, com base no calendário apertado de 2020 e uma possível onda de lesões de atletas pela sequência de jogos. Cada equipe pode inscrever até 50 jogadores na competição.

Três outros itens por conta da pandemia da Covid-19 estão no regulamento de 2021: os mandos de campo serão remanejados caso o município ou estado de origem esteja impedido de receber os jogos; os estádios seguem sem a permissão de público nas arquibancadas; e as equipes precisam ter um número mínimo de 13 atletas com exames negativos para irem a campo.

Também nesta quarta, a CBF divulgou a tabela do Nacional, que tem como destaque em sua primeira rodada o confronto entre o Flamengo, atual bicampeão, e o Palmeiras, vencedor da última Copa do Brasil e da Libertadores. O mando será dos rubro-negros.

Outro embate entre cariocas e paulistas na abertura da competição será disputado por São Paulo e Fluminense, no Morumbi.

As datas e horários de cada partida ainda não foram divulgadas pela CBF.

Veja os jogos da primeira rodada do Brasileiro 2021

Flamengo x Palmeiras

São Paulo x Fluminense

Internacional x Sport

Bahia x Santos

Chapecoense x Red Bull Bragantino

Corinthians x Atlético-GO

Atlético-MG x Fortaleza

Ceará x Grêmio

Athletico x América-MG

Cuiabá x Juventude ​

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.