Descrição de chapéu Copa do Brasil 2021

Corinthians passa sufoco, mas bate Retrô nos pênaltis e avança na Copa do Brasil

Time alvinegro encerra agenda no Rio de Janeiro com jogo ruim e classificação para 3ª fase

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em seu segundo jogo fora de São Paulo devido às restrições de eventos esportivos no estado para frear o avançado da pandemia, o Corinthians passou sufoco para vencer o Retrô-PE nesta sexta (26) e avançar à terceira fase da Copa do Brasil.

O time corintiano vencia o duelo, disputado em Saquarema, no Rio de Janeiro, até os 37 minutos da etapa final, quando sofreu o empate por 1 a 1. Nos pênaltis, o clube paulista venceu por 5 a 3. Fábio Santos, Jô, Léo Natel, Ramiro e Fagner converteram suas cobranças. Gelson foi quem desperdiçou pelo Retrô.

Coube ao venezuelano Otero marcar pelo time alvinegro no tempo normal, com um gol de falta, quebrando um jejum de dois anos, sete meses e 11 dias sem um gol dessa maneira dos corintianos. O último a fazer a rede balançar assim pela equipe havia sido Jadson, em agosto de 2018, em vitória sobre a Chapecoense, por 1 a 0, num jogo também pelo mata-mata nacional.

Jogadores do Corinthians comemoram gol de Otero contra o Retrô pela Copa do Brasil
Jogadores do Corinthians comemoram gol de Otero contra o Retrô pela Copa do Brasil - Rodrigo Coca / Ag. Corinthians

Fundado em 2016, o surpreendente Retrô, da cidade de Camaragibe, possui um dos maiores centros de treinamentos do país, que hoje trabalha com 432 atletas. A estrutura atende as categorias desde o sub-7 até o profissional.

A equipe, que disputa a primeira divisão do Campeonato Pernambucano apenas pela segunda vez, está na quinta colocação estadual e ainda invicta na temporada.

Ao aceitar mandar a partida longe da Neo Química Arena, forçado pela proibição de atuar em São Paulo, o time alvinegro se sujeitou a atuar num gramado irregular, que prejudicou muito o desempenho das duas equipes.

Mas o Corinthians também não contribuiu para o jogo bem jogado. Com exceção ao gol de Otero, aos 18 minutos, o time não conseguiu criar chances em jogadas trabalhadas. Apenas os tiros de longe ou a bola parada eram opções.

E não foi muito diferente depois do intervalo. A equipe ainda passou a sofrer com os contra-ataques do Retrô.

Novamente Otero foi o único que conseguiu fazer o goleiro do time pernambucano trabalhar, inclusive com uma tentativa de gol olímpico, que quase surpreendeu Jean.

Já aos 37 minutos, quando tentava segurar a vitória, acabou sofrendo o empate após uma cobrança de escanteio. Mayco Félix marcou de cabeça.

Foi o segundo compromisso que o time corintiano aceitou realizar fora de São Paulo. No início desta semana, o clube venceu o Mirassol, por 1 a 0, pelo Campeonato Paulista, em Volta Redonda.

Inicialmente, o jogo com o Retrô também seria no estádio Raulino de Oliveira, mas a prefeitura vetou novos eventos esportivos na cidade para diminuir a circulação de pessoas.

Nesta sexta, o Brasil registrou um novo recorde de mortes por Covid-19 em 24 horas, com 3.600 óbitos. Ao todo, 307.326 pessoas perderam a vida por causa da doença no país, enquanto 12.407.323 foram infectadas pelo novo coronavírus.

Pela Copa do Brasil, o Corinthians só voltará a campo em junho, mês em que está prevista a disputa da terceira fase da competição.

Pelo Campeonato Paulista, o time ainda não tem definido quando atuará novamente e aguarda definição da FPF (Federação Paulista de Futebol). Nesta sexta, o governo do estado prorrogou a fase emergencial do plano para conter a pandemia até 11 de abril. A FPF marcou para segunda-feira (29) uma reunião com os clubes para tratar do tema.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.