Descrição de chapéu Campeonato Paulista 2021

Governo de SP prorroga suspensão do futebol e confirma temor de dirigentes

Novo período da fase emergencial anunciado pela gestão Doria vai até 11 de abril

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A prorrogação da fase emergencial da quarentena em São Paulo confirma o temor de dirigentes de clubes e da Federação Paulista de Futebol (FPF).

O governo de São Paulo confirmou que a proibição da realização de partidas de futebol, bem como de outras competições esportivas no estado, segue valendo até o dia 11 de abril como forma de tentar conter a disseminação do coronavírus.

Desde que o governador João Doria (PSDB) anunciou novas restrições no estado e suspendeu as competições esportivas por 15 dias, na primeira metade de março, os cartolas do futebol tentaram por diversos caminhos manter o Campeonato Paulista intacto, mas não conseguiram.

O temor era exatamente que a proibição fosse maior que a quinzena inicial, o que acarretará prejuízos financeiros não só pela ausência de exibição das partidas na televisão, mas também pela possibilidade de que o fim do Campeonato Paulista seja adiado e bagunce todo o calendário do futebol brasileiro novamente.

A federação e os presidentes dos clubes tentaram diferentes manobras desde que o Ministério Público recomendou a paralisação do futebol no estado: desde tentar persuadir o governo paulista a mudar de posição a discussões sobre ir à Justiça contra a restrição.

Quase nada deu certo. A FPF conseguiu, no entanto, remarcar duas partidas do Campeonato Paulista para a cidade de Volta Redonda, no Rio de Janeiro, em troca de doações de equipamentos para UTI: São Bento 1 x 1 Palmeiras, na última quarta-feira (24), jogo que antes chegou a ser marcado para Minas Gerais, e Mirassol 0 x 1 Corinthians, na última terça-feira (23).

O time alvinegro joga nesta sexta-feira (26) contra o Retrô-PE, pela Copa do Brasil, novamente no Rio de Janeiro, em Saquarema.

Presidente do Santo André, Sidney Riquetto acredita que a solução continue sendo encontrar novas praças para realizar as partidas.

“A maioria dos meus contratos [com atletas] vence dia 15 de maio. Se [a suspensão] chegar até 30 de abril e o campeonato ultrapassar [sua previsão de final], não sei se terei condições de prorrogar os acordos. Porque se ficar parado, a Globo não vai pagar a cota [de TV] do dia 15 de abril, a última. Então vai ficar insustentável”, afirmou.

A federação aguarda ser comunicada sobe o assunto para se pronunciar. Uma reunião foi convocada para a manhã de segunda-feira (29) com os clubes. Pelo calendário inicial, a fase de grupos do torneio acabará no fim de abril e o segundo jogo da decisão será dia 23 de maio.

"[Sobre] os eventos esportivos e futebol, seguimos a recomendacao do Ministério Público de restrição nesta fase emergencial. Continuamos seguindo a recomendacao deles", afirmou José Medina, membro do Centro de Contingência do governo paulista, no Palácio dos Bandeirantes.

O período de prorrogação, entre os dias 31 de março e 11 de abril, compreende mais três rodadas do Paulista pela programação inicial da federação.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.