Prêmios ajudam Palmeiras minimizar impacto da pandemia nos cofres

Ainda na ressaca de títulos, time enfrenta Ferroviária neste domingo pelo Paulista

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São Paulo

A euforia entre os palmeirenses pela conquista da tríplice coroa acompanha o alívio sobre o caixa do clube em meio à crise da Covid-19.

Com as receitas afetadas e um prejuízo de R$ 151 milhões em 2020, o Palmeiras embolsou com os títulos da Libertadores e da Copa do Brasil cerca de R$ 220 milhões entre premiações pagas por entidades esportivas e os bônus por conquistas acordados com a sua principal patrocinadora.

A somatória reúne R$ 122 milhões pela vitória na competição continental pagos pela Conmebol. Na Copa do Brasil, a CBF repassou ao campeão R$ 54 mi, isso sem considerar o montante que a equipe já havia recebido por se garantir na decisão contra o Grêmio.

Além desses R$ 176 mi, a Crefisa transferirá a gratificação de R$ 18 mi pelas taças da Libertadores e Copa do Brasil.

Até mesmo o quarto lugar no Mundial de Clubes garantiu aos alviverdes R$ 10 mi.

É com esse alívio financeiro em meio ao caos da pandemia que o Palmeiras vai para enfrentar a Ferroviária, neste domingo (14), às 16h, no Allianz Parque, pelo Paulista. Mais uma vez o time será representado por uma formação reserva, já que parte do elenco está de férias, assim como o técnico português Abel Ferreira.

Desde o ano passado, a diretoria tem conseguido amenizar o impacto no fluxo de caixa com as conquistas em campo. Ainda na Copa do Brasil, já havia faturado R$ 12,9 mi com as classificações até a final.

Com o título do Paulista, ao superar o Corinthians, em agosto, havia ficado com R$ 5 mi da Federação Paulista. Essas receitas constam no balanço financeiro de 2020.

A diretoria adota o tom de cautela com a manutenção de restrições, como a ausência de público nos estádios, e a escalada de casos de Covid-19, que pode interromper as competições.

Desde o começo da pandemia, em março do ano passado, o Palmeiras estima ter deixado de receber R$ 200 mi, principalmente com a impossibilidade de alugar o Allianz Parque para shows e eventos, além do match day –nome atribuído pelo mercado à somatória de receitas de bilheteria, sócio-torcedor, camarotes, venda de produtos dos clubes, alimentos e bebidas.

Na última temporada cheia (2019) com a presença de torcedores nos estádios, o clube arrecadou R$ 108 milhões com o match day, atrás apenas do Flamengo, com R$ 175 mi, diz estudo da consultoria EY.
Para Carlos Aragaki, sócio líder da área de esporte da BDO, o Palmeiras consegue dar um salto numa temporada na qual a pandemia deverá acentuar o abismo financeiro entre os rivais, pelo fato de a receita com premiação ser considerada extraordinária.

“Esse dinheiro não é usual como é o das cotas de TV. Nunca pode-se prever no orçamento a conquista de títulos, no máximo posições como o terceiro lugar ou fases de quartas de final”, diz Aragaki. “Vamos ter um 2021 com dificuldades para todos os clubes, mas o Palmeiras começa com uma largada muito boa.”

No orçamento para a temporada de 2021, o clube tem previsão de faturar R$ 607 mi. Para isso, precisa ao menos contabilizar premiações com classificações às quartas de final da Copa do Brasil e da Libertadores, vaga na semifinal do Paulista e encerrar o Nacional entre os seis primeiros colocados.
O clube também prevê lucros com venda de ingressos a partir do segundo semestre.

Neste ano, além do dinheiro obtido com os títulos da Libertadores e Copa do Brasil, o time vai receber uma parte dos direitos de transmissão dos jogos do Brasileiro, encerrado em fevereiro.
Pelos contratos com a Globo (TV aberta) e a Turner (fechada), a agremiação terá direito, respectivamente, a 30% e 25%, de acordo com sua classificação final no Brasileiro.

Como terminou o Nacional em sétimo, o Palmeiras deverá abocanhar R$ 13 mi da Globo e outros R$ 11 mi da Turner.

Também há expectativa de que, com a boa fase que viveu, o clube consiga um aumento na arrecadação dos contratos de pay-per-view.​

A Globo repassa 38% do valor líquido obtido com a venda de assinaturas para as equipes. Há parcelas do pay-per-view que são pagas depois da conclusão do Brasileiro porque o montante de cada time ainda é apurado por meio de pesquisa com os torcedores —quando contrata o serviço, o assinante escolhe o seu time.


Palmeiras x Ferroviária
Às 16h, no Allianz Parque
Na TV: Globo

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