Descrição de chapéu Tóquio 2020

Atletas farão testes diários de Covid-19 na Olimpíada de Tóquio

Organizadores divulgam atualização de regras sanitárias para os Jogos na pandemia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Os organizadores dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio divulgaram nesta quarta-feira (28) atualizações das regras sanitárias para o megaevento, que será realizado em meio à pandemia de Covid-19.

A cerimônia de abertura da Olimpíada está marcada para 23 de julho, daqui a 86 dias.

Em um comunicado conjunto do COI (Comitê Olímpico Internacional), IPC (Comitê Paralímpico Internacional, na sigla em inglês), organização da Tóquio-2020 e autoridades japonesas, ficou estabelecido que os cerca de 11 mil atletas esperados precisarão fazer testes diários de coronavírus. Anteriormente, a previsão era de exames no mínimo a cada quatro dias.

Aqueles que tiverem mais proximidade com os atletas estarão submetidos às mesmas regras. De acordo com o documento, as datas e horários dos testes serão definidos de acordo com a programação de cada evento esportivo.

"As medidas incluídas nos Playbooks (livros de regras) publicadas em fevereiro deste ano foram revisadas e significativamente atualizadas a fim de abordar o surgimento de novas cepas de coronavírus mutantes e a evolução da situação da pandemia", diz o comunicado.

Será exigido de todos que viajarem ao Japão dois exames negativos de coronavírus antes do voo. Após a chegada ao país, as pessoas serão testadas diariamente por três dias. Depois desse período e ao longo da estada, a periodicidade dos exames poderá variar de acordo com a função e nível de contato com os atletas.

Todos os participantes deverão, a princípio, usar exclusivamente veículos oficiais dedicados aos Jogos e não estarão autorizados a pegar transporte público. Haverá restrição ainda nos locais de alimentação permitidos.

A atualização das regras traz uma definição do que será considerado "contato próximo" de quem teve resultado positivo de Covid-19: "aqueles que têm contato prolongado (por 15 minutos ou mais), dentro de um metro, sem usar máscara facial. Isso é particularmente aplicável quando esse contato ocorre em espaços fechados, como quartos de hotel ou veículos. Os casos serão confirmados pelas autoridades sanitárias japonesas".

Uma terceira versão dos livros de regras está prevista para junho, mesmo mês em que é esperada a definição sobre a permissão ou não de público residente no Japão nas arenas. Espectadpres estrangeiros já foram barrados em março.

A vacinação não será obrigatória, mas tem sido estimulada pelos organizadores, principalmente nos países em que as campanhas avançam mais lentamente. O Brasil, por exemplo, deverá contar com doação de doses da empresa Sinovac feitas pelo Comitê Olímpico da China e repassadas pelo COI para imunizar sua delegação.

Partes do Japão, incluindo Tóquio, foram colocadas em um novo estado de emergência no fim de semana, e a maioria do público japonês acha que os Jogos, adiados de 2020 para 2021 por causa da pandemia, deveriam ser cancelados ou adiados novamente, segundo pesquisas de opinião.

Homem sentado à mesa segura microfone em uma mão e na outra mostra livro de regras
Dirigente da Tóquio-2020 Hidemasa Nakamura mostra a segunda versão do playbook para atletas - Franck Robichon/Reuters

O estado de emergência, que deve durar até 11 de maio, exige o fechamento de bares e restaurantes que servem bebidas alcoólicas, assim como de grandes lojas, cinemas e outros estabelecimentos comerciais. Além disso, exclui espectadores de grandes eventos esportivos.

A taxa de infecção no país voltou a subir para os maiores níveis desde janeiro, e cada vez mais são decorrentes de novas variantes do vírus. Nesta quarta-feira, Tóquio relatou 925 novos casos. O descontrole da pandemia na Índia também cresce como fator de preocupação.

"Estamos em um momento em que devemos discutir a realização do evento, tendo em conta a situação do aumento dos contágios e a pressão sobre o sistema de saúde, como fatores mais importantes. Meu alerta é que se pense em vários fatores. É responsabilidade do comité organizador dos Jogos e dos outros responsáveis explicar aos cidadãos a decisão que tomarem sobre a realização da Olimpíada", disse Shigeru Omi, principal assessor médico do governo.

Presidente do comitê organizador de Tóquio-2020, Seiko Hashimoto disse que os organizadores estão preparados para ter os Jogos sem espectadores. "Por outro lado, temos esperança e queremos o maior número possível de espectadores, se a situação assim permitir."

O que o guia de regras diz sobre testes para os atletas

Antes do embarque

  • Eles terão que fazer dois testes de Covid-19 dentro de 96 horas antes da partida do voo para o Japão (do primeiro voo, caso esteja em uma rota indireta)
  • Um dos dois testes precisará ser feito dentro de 72 horas antes da partida
  • Os testes deverão usar um dos métodos listados no "certificado de teste para Covid-19" designado pelas autoridades japonesas. Há vários tipos de testes aprovados, entre eles RT-PCR, LAMP e de antígeno
  • Uma lista de provedores de testes aprovados está sendo desenvolvida e será disponibilizada aos comitês olímpicos nacionais
  • O formato de certificado dos testes deverá seguir o designado pelo governo do Japão, ou um que inclua todas as informações necessárias especificadas: data de emissão, nome, número do passaporte, nacionalidade, data de nascimento, sexo, tipo de amostra, método de teste, resultado do teste, data do resultado do teste, data e hora da coleta de amostra, nome e endereço do médico, instituição, assinatura do médico
  • O teste negativo deverá ser apresentado durante o check-in no aeroporto/embarque no avião
  • Caso o resultado do teste seja positivo, o atleta deverá entrar em isolamento de acordo com as regras locais e comunicar o comitê nacional, que registrará sintomas, resultados de testes e contatos próximos, além de informar à organização de Tóquio-2020 e chegar a um acordo sobre os próximos passos

No Japão

  • Além dos testes feitos antes da partida e na chegada ao Japão, a princípio os atletas serão testados diariamente para minimizar o risco de casos positivos não detectados
  • As datas e horas serão definidas pelos comitês nacionais, de acordo com a programação do esporte e do evento (detalhes serão confirmados em maio)
  • Os testes ocorrerão sob supervisão em uma área reservada para isso na Vila Olímpica
  • Os testes iniciais serão um antígeno de saliva. Se os resultados do primeiro teste não forem claros ou forem positivos, um teste PCR de saliva será realizado a partir da mesma amostra. O tempo máximo de processamento é esperado em 12 horas
  • Casos positivos confirmados serão obrigados a se isolar (ou ser hospitalizado) e não poderão continuar competindo. A localização e a duração do período de isolamento serão determinados pelas autoridades de saúde japonesas, dependendo da gravidade e dos sintomas
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.