Descrição de chapéu Campeonato Paulista 2021

Corinthians domina clássico contra o Santos e fica perto da classificação no Paulista

Com gols de Raul e Lucas Piton, time do Parque São Jorge quebra tabu de quase 7 anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Corinthians dominou o clássico, foi melhor e forçou os erros cometidos pelo Santos neste domingo (25), na Vila Belmiro. Com gols de Raul e Lucas Piton, o clube do Parque São Jorge venceu por 2 a 0 pelo Campeonato Paulista e está a um ponto da classificação para as quartas de final.

O resultado fez os visitantes dispararem ainda mais na liderança do Grupo A do Estadual. Após 10 jogos, têm 21 pontos, 15 a mais do que Internacional de Limeira, Santo André (ambos com sete partidas) e 14 acima do Botafogo (com nove).

Foi também a primeira vez que o Corinthians venceu no estádio do rival desde agosto de 2014, na ocasião pelo Campeonato Brasileiro. Pelo Paulista, o tabu era mais longo: o último triunfo havia sido no final de 2009.

Lucas Piton (de braços abertos) comemora o segundo gol do Corinthians sobre o Santos
Lucas Piton (de braços abertos) comemora o segundo gol do Corinthians sobre o Santos - Rodrigo Corsi/Paulistão

O Santos está em segundo no Grupo D, com 9 pontos, mas pode ser ultrapassado pelo Guarani (8), que enfrenta o Santo André nesta segunda (26).

Foi a terceira derrota consecutiva do Santos e a queda no clássico aconteceu dois dias antes do confronto contra o Boca Juniors (ARG), nesta terça (27), pela Libertadores. O jogo será decisivo para a equipe brasileira, derrotada na estreia pelo Barcelona (EQU).

O Corinthians também terá compromisso por competição continental, mas o técnico Vagner Mancini poderá aproveitar mais tempo de preparação. O time entrará em campo apenas na quinta-feira (29), diante do Peñarol, pela Copa Sul-Americana.

A não por um chute de Renyer que Cássio defendeu sem nenhuma dificuldade, o Santos nada fez no primeiro tempo. O Corinthians foi dono do clássico. Só não anotou mais de dois gols nos primeiros 45 minutos porque o goleiro Vladimir não permitiu.

A falta de marcação no meio do Santos permitiu aos visitantes saírem para o ataque como quiseram e com liberdade. O zagueiro Raul, o melhor em campo, também achou espaço para ir à frente. Foram 10 finalizações corintianas até o intervalo.

A aposta do técnico argentino Ariel Holan era em lançamentos longos para Bruno Marques, substituído por Renyer aos 23 minutos.

O Corinthians colocou no placar a sua superioridade aos 37, quando Raul aproveitou rebote de Vladimir e chutou forte no canto esquerdo. No espaço de dois minutos, o plano de Holan ruiu de vez. Aos 42, o zagueiro Wellington Tim recebeu o segundo cartão amarelo e acabou expulso por entrada em Mosquito. Na cobrança da falta, Lucas Piton marcou o segundo.

Preocupado com o que poderia acontecer na etapa final, o técnico santista tirou o meia Lucas Lourenço e colocou o zagueiro Jhonnathan.

A alteração recompôs a defesa, mas o Corinthians continuou a dominar o confronto e não goleou por por um misto de falta de precisão em finalizar e comodismo com o resultado. O Santos teve um arremate com perigo, feito por Kevin Malthus, e só. Vladimir teve de aparecer de novo com duas boas defesas.

A vitória alivia a situação de Mancini e do time, cobrados nos últimos dias em faixas penduradas na entrada do centro de treinamento.

Com restrições financeiras impostas pela difícil situação do Santos, que até o final da semana passada estava sem poder contratar e ainda perdeu o meia-atacante Soteldo, vendido para o Toronto FC, Holan terá como prioridade a classificação na Libertadores, torneio em que o clube foi vice na última temporada.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.