Palmeiras inicia defesa da Libertadores em meio a sequência negativa

Time alviverde não vence há quatro jogos e encara nesta quarta o Universitario (PER)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Sem vencer há quatro jogos, em uma sequência na qual perdeu a disputa de duas finais, o Palmeiras inicia nesta quarta-feira (21) a defesa do título da Libertadores conquistado em janeiro. O atual campeão estreia diante do Universitario (PER), às 21h, no estádio Monumental U, em Lima. Fox Sports e Facebook exibem.

Em seu último compromisso antes da viagem ao Peru, o time alviverde empatou com o Botafogo-SP, sem gols, pelo Campeonato Paulista. Com nove pontos somados, está na terceira posição do Grupo C, fora da zona de classificação à próxima fase.

Abel Ferreira tem poupado os principais jogadores da equipe no Estadual, priorizando as finais e agora a Libertadores. Mesmo assim, o time acabou derrotado nas recentes decisões que disputou. Primeiro, perdeu a Supercopa do Brasil para o Flamengo e, depois, foi superado pelo Defensa y Justicia na Recopa Sul-Americana. Ambas nos pênaltis.

Abel Ferreira durante partida entre Palmeiras e Defensa y Justicia pela Recopa Sul-Americana
Abel Ferreira durante partida entre Palmeiras e Defensa y Justicia pela Recopa Sul-Americana - Ueslei Marcelino - 14.abr.21/AFP

A sequência negativa provocou protestos de torcedores. Depois da derrota no clássico com o São Paulo, no sábado (17), palmeirenses picharam os muros do Allianz Parque com frases como "Acorda, Abel", além de citar alguns jogadores, como Lucas Lima, Zé Rafael e Luiz Adriano.

Em tom mais duro, o técnico disse no domingo (18) que pode deixar o clube se entenderem que ele está atrapalhando: "Quero deixar um aviso para toda a gente: quando eu for o problema do clube, eu deixo de ser o problema do clube. Da mesma maneira que decidi em um dia vir para cá, quando o treinador for o problema do clube, nós resolvemos".

Campeão da Libertadores e da Copa do Brasil na temporada 2020, o treinador disse que "as pessoas têm pouca memória" e que os torcedores "podem pintar o que quiserem, xingar o que quiserem, a gente vai lá no outro dia e pinta, lava, coloca verde outra vez".

Em meio ao momento de pressão, o Palmeiras terá pela frente nesta quarta um adversário que é somente o sexto colocado no Grupo A do Campeonato Peruano. Lá, 18 clubes são divididos em dois grupos, que se enfrentam em sistema de pontos corridos.

Com três rodadas disputadas, o Universitario acumula uma vitória, um empate e uma derrota. Dono de 26 títulos nacionais, o clube foi vice-campeão da Libertadores em 1972, superado pelo Independiente (ARG).

Além dos peruanos, o Defensa y Justicia (ARG) e o Independiente del Valle (EQU), que eliminou o Grêmio na terceira fase eliminatória, também estão no grupo do time alviverde.

Para a estreia, Abel Ferreira terá como desfalques os atacantes Breno Lopes (lesão no joelho) e Gabriel Veron (lesão muscular) e o meia Lucas Lima (lesão muscular). Com dores no tornozelo, Zé Rafael passou a ser dúvida para a partida.

Matías Viña, expulso na final da Recopa Sul-Americana, terá de cumprir suspensão automática e é outra baixa na equipe palmeirense.

A provável escalação é a seguinte: Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez e Victor Luis; Felipe Melo, Patrick de Paula e Raphael Veiga; Wesley, Rony e Luiz Adriano.

Além de defender o título, o Palmeiras também ostenta a melhor campanha da primeira fase nas últimas três edições da Libertadores, o que garante vantagem de decidir os mata-matas em casa.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.